Anúncios

A onda de calor que afeta o Rio Grande do Sul atinge também o Uruguai, a Argentina e o Paraguai com temperaturas muito altas e acima de 40ºC em diversas cidades. Faz tanto calor que na Argentina houve quebra de recordes de temperatura máxima para o mês de fevereiro.

METSUL

Em Sunchales, na província de Santa Fé, o calor alcançou ontem impressionantes 42,5°C, ficando a apenas 0,1°C de seu recorde histórico, que é de 42,6°C, registrado em 9 de dezembro de 2022. A estação meteorológica da cidade tem histórico curto e foi instalada em 2009.

Já a estação do observatório da cidade de Córdoba registrou máxima ontem de 42,2°C. Esse valor igualou o recorde histórico de temperatura máxima para o mês de fevereiro, que havia sido alcançado em 26 de fevereiro de 1953.

Com dados meteorológicos disponíveis desde 1936, a estação de Córdoba é uma das mais antigas do país e usada frequente em estudos sobre mudanças climáticas na Argentina.

Ontem, as maiores temperaturas na Argentina foram de 43,0ºC em Rivadavia, La Rioja e Santiago del Estero; 42,5ºC em Sunchales; 42,3ºC em Presidencia Roque Saenz Peña; 42,2ºC em Villa de Maria del Rio Seco e Córdoba; e 42,0ºC em Termas do Rio Hondo e Catarmarca; dentre outras cidades que anotaram máximas acima de 40ºC.

A previsão da MetSul Meteorologia indica que o calor segue intenso na Argentina, porém mais concentrado em províncias do Norte do país nos próximos dias à medida que a instabilidade com chuva e tempestades domina a parte central do território argentino.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.