O sol chegou a aparecer com nuvens, mas foi a instabilidade que marcou a quarta-feira aqui no Rio Grande do Sul. Chuva localmente forte e temporais atingiram diversas regiões do Estado ao longo do dia. Ainda de manhã choveu muito em pontos da Campanha e da fronteira com o Uruguai. Dom Pedrito, por exemplo, teve 100 mm em apenas poucas horas na estação do Inmet. Da tarde para a noite a instabilidade alcançou a maior parte do território gaúcho. Em Santa Rosa, no Noroeste gaúcho, a chuva forte em curto intervalo atingiu 50 mm. Nuvens escuras e carregadas avançaram sobre diversas cidades do Estado (fotografias abaixo dos nossos seguidores no Twitter por Felipe Jager, João Carpes, Viviane Marrone e Fernando Velho).
Cidades do Vale do Sinos registraram alagamentos pelo temporal. Os acumulados em menos de meia hora ficaram ao redor de 25 mm em Campo Bom e Novo Hamburgo. O arroio que corta o Centro de Novo Hamburgo transbordou (foto do Jornal NH).
Em Porto Alegre, o dia virou noite às 17h. A iluminação pública foi ligada e motoristas acenderam os farois de seus carros (imagens abaixo das câmeras da EPTC). Um novo temporal, com chuva mais forte, atingiu a Capital depois das 20h. Um paredão de nuvens escuras avançou pelo horizonte Oeste da cidade no início da noite com raios (fotografias abaixo de Viajante do Bem e Leandro Deps). Na soma dos dois temporais choveu 44 mm no bairro São João, na zona Norte da Capital.
O ciclo de alternância de sol e nuvens com chuva, localmente forte, e temporais deverá se repetir hoje e por uma semana mais com prováveis transtornos em algumas cidades como alagamentos por altos volumes de precipitação em curtos períodos. Em alguns dias, como hoje, a nebulosidade é maior e chove a qualquer hora do dia. O sol aparecerá na maioria dos próximos dias e com forte calor que será combustível para gerar as nuvens de chuva em atmosfera em que a umidade está alta. O calor volta a se intensificar amanhã e ainda mais na primeira metade da semana que vem que será muito quente. Com a atmosfera bem aquecida e úmida, vão ocorrer pancadas localmente fortes e temporais em muitos pontos do Estado.