Dezenas de municípios do Rio Grande do Sul, em diversas regiões do estado, anotaram ontem máximas acima de 30ºC em mais um dia de calor no estado neste veranico de maio que vai chegar ao seu quarto dia nesta terça, oficialmente permitindo a classificação de veranico.

Começo de semana muito quente precede episódio de chuva volumosa e tempestades na segunda metade da semana | DENIS GOERL
No sábado, a maior temperatura no território gaúcho foi de 31,2ºC em São Paulo das Missões e Porto Xavier. No domingo, a máxima no estado foi de 33,2ºC em Porto Xavier, no Noroeste gaúcho. Hoje, a máxima estadual atingiu 33,0ºC em Montenegro, no Vale do Caí.
Aliás, a segunda-feira teve calor de verão em pleno maio em municípios do vales e da Grande Porto Alegre com máximas generalizadas ao redor e acima de 30ºC na área mais populosa do Rio Grande do Sul.
As marcas à tarde desviaram tanto do padrão de maio nesta segunda-feira que foram parecidas ou mesmo superiores às médias máximas históricas de meses como dezembro e março.
Em Porto Alegre, por exemplo, a máxima de 30,6ºC na estação do bairro Jardim Botânico foi superior às médias máximas históricas de dezembro (30,0ºC), fevereiro (30,5ºC) e março (29,2ºC), posicionando-se apenas atrás da média máxima mensal de janeiro (31,0ºC).

ARTE DE LEANDRO MACIEL
O sol aparece com nuvens na maior parte do Rio Grande do Sul nesta terça-feira, porém a nebulosidade aumenta. Pode chover em pontos do interior, sobretudo em localidades do Oeste e do Sul. Na maioria das cidades do estado, não deverá chover hoje.
O amanhecer é ameno na maior parte dos municípios, mas nos Aparados da Serra ainda faz um pouco frio cedo pelo tempo aberto da madrugada que proporciona um resfriamento maior em altitude. Já a tarde ainda é quente para maio, embora com marcas menores que ontem na maioria das cidades. Os vales e a Grande Porto Alegre serão as regiões mais quentes.
As temperaturas seguem acima da média na Metade Norte do estado até a sexta-feira, quando uma frente fria vai avançar no decorrer do dia pelo estado com chuva forte a intensa e risco de tempestades severas, colocando fim ao período quente. No Sul e parte do Oeste, o calor cede antes com aumento de nuvens e chuva em diferentes pontos.
A MetSul Meteorologia reforça mais uma vez seu alerta de chuva volumosa e tempo severo no Rio Grande do Sul nos próximos dias. O Oeste gaúcho deve ser a região do estado com os acumulados mais excessivos, acima de 200 mm em alguns pontos e mesmo com risco de marcas mais altas.
Por isso, estamos recomendando muita atenção ao nossos boletins sobre o que pode ocorrer no Rio Grande do Sul entre quarta e sexta, e especialmente na sexta por uma frente fria, com chuva forte a intensa e elevado risco de tempo severo com tempestades de granizo e vendavais.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.