O primeiro fim de semana de outubro será de calor no Rio Grande do Sul e as elevadas temperaturas podem gerar tempestades isoladas com chuva forte, raios, vento e queda de granizo, alerta a MetSul Meteorologia.
Temporais isolados com chuva forte, raios, vento e granizo são previstos para este fim de semana no Rio Grande do Sul devido ao calor | GABRIEL ZAPAROLLI
O que vai ocorrer? Uma massa de ar quente toma conta do estado neste fim de semana com acentuada elevação da temperatura. Neste domingo, com a aproximação de uma frente fria, a massa de ar quente se intensifica muito e a temperatura vai disparar.
Neste sábado, com menor nebulosidade em relação a ontem e a presença do sol no território gaúcho, a temperatura começa uma escala. As máximas na tarde de hoje vão ficar ao redor e acima dos 30ºC junto à Fronteira Oeste, da região de Uruguaiana até o Noroeste gaúcho.
Na maior parte do estado, a tarde deste sábado deve ter máximas entre 27ºC e 30ºC. Na cidade de Porto Alegre, os termômetros devem indicar em torno de 30ºC, mas na área metropolitana pode fazer até 31ºC.
O calor aumenta muito neste domingo pela condição pré-frontal que estimula a chegada de ar ainda mais quente no Rio Grande do Sul e a temperatura estará em níveis que se costuma observar em dezembro, janeiro e fevereiro.
A maior parte do território gaúcho terá neste domingo máximas acima de 30ºC com muitos municípios marcando à tarde entre 32ºC e 35ºC. Nos vales e no Noroeste, os termômetros podem indicar em alguns pontos máximas de 35ºC a 37ºC.
Porto Alegre pode ter marcas de até 34ºC ou mais enquanto em pontos da área metropolitana os termômetros podem indicar até 35ºC ou 36ºC. Mesmo na Serra se projeta calor com máximas acima de 30ºC em diversas cidades e registros de até 32ºC a 33ºC em alguns municípios serranos.
Com as altas temperaturas previstas para hoje e amanhã, a MetSul Meteorologia prevê que haverá convecção no Rio Grande do Sul que favorecerá a formação de nuvens com grande desenvolvimento vertical e prováveis temporais.
Convecção é o processo pelo qual o ar quente sobe na atmosfera. Em dias quentes, o solo aquece intensamente e transfere calor para o ar logo acima, que se torna mais leve e começa a subir. À medida que esse ar quente sobe, ele se expande e esfria, fazendo com que o vapor d’água nele contido se condense e forme nuvens. Quando a convecção é intensa, o movimento vertical do ar pode gerar nuvens muito altas com chuva forte e temporais.
É o que pode ocorrer entre a tarde e a noite deste sábado no Rio Grande do Sul com áreas de instabilidade localizadas que podem provocar chuva forte, raios, vento forte e ocasional queda de granizo.
Enfatizamos, no entanto, que serão ocorrências isoladas e pontuais. Assim como se dá no verão, não é possível prever exatamente quais cidades serão atingidas porque são formações localizadas, mas o risco é maior no Oeste, Centro e Metade Norte do estado.
Neste domingo, o risco de tempestades será ainda maior com a aproximação de uma frente fria e o calor intenso. No final da tarde e à noite, tempestades – algumas fortes a severas – podem provocar chuva forte, vendavais e granizo de variado tamanho no Sul e no Oeste do estado. Nas demais regiões, quaisquer ocorrências serão bastante isoladas.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.