O Rio Grande do Sul registrou nesta quarta-feira (18) temperaturas máximas próximas de 40ºC e que antecedem uma nova rodada de chuva e temporais isolados no estado entre esta quinta (19) e a sexta-feira (20), alerta a MetSul Meteorologia.

Rio Grande do Sul tem alto risco de tempo severo com temporais isolados de chuva forte, granizo e vendavais no decorrer desta quinta-feira | LEO 1909/X
Os termômetros indicaram no estado máximas nesta quarta de Fez 39,3ºC em Garruchos; 38,8ºC em Porto Xavier; 38,4ºC em Doutor Maurício Cardoso; 38,2ºC em São Borja; 37,9ºC em Santa Rosa; 37,8ºC em Porto Vera Cruz; e 37,6ºC em Santo Antônio das Missões.
As altas temperaturas são consequência de um grande bolsão de ar extremamente quente, uma bolha de calor, que está instalada sobre o Norte da Argentina e o Paraguai com temperaturas acima de 40ºC e sensação térmica (índice de calor) em torno de 50ºC em alguns pontos.
O sol aparece com nuvens na maior parte do Rio Grande do Sul nesta quinta, mas ainda de manhã o tempo se instabiliza com a formação de áreas de instabilidade e chove em pontos do Oeste gaúcho.
No decorrer do dia, a instabilidade avança e atinge áreas do Noroeste, Campanha, Centro e o Sul. Alguns modelos, como o de alta resolução WRF, ao contrários dos modelos globais, indicam que a chuva pode atingir grande parte do estado até o fim do dia.
Há risco alto de chuva localmente forte, especialmente em pontos da fronteira com o Uruguai e da Campanha. Alerta-se para o risco de granizo isolado e vendavais, alguns até isoladamente fortes e com danos, sobretudo na Metade Oeste. O risco de vendavais será maior no Oeste, Campanha, Centro, Noroeste e o Norte do estado.
Em Porto Alegre e na região metropolitana, o sol aparece com nuvens nesta quinta-feira na Grande Porto Alegre. O dia é de calor com marcas à tarde entre 31ºC a 33ºC na maior parte da área metropolitana, mas em alguns pontos pode fazer mais.
No final da tarde ou à noite não se pode afastar a possibilidade de chuva ou temporal por conta de áreas de instabilidade que estarão avançando pelo estado, mas se a chuva não chegar ainda no fim da quinta deve atingir a Grande Porto Alegre no começo da sexta-feira.
Na sexta, o dia começa com instabilidade e chance de chuva em diferentes pontos do estado. No decorrer do dia, a instabilidade tende a se concentrar mais sobre a Metade Norte gaúcha com chuva em vários pontos e que isoladamente pode ser forte e com risco de temporais com rajadas de vento.
Na Metade Sul, depois de um começo de dia com instabilidade em algumas localidades, o sol aparece com nuvens no decorrer da sexta. Da tarde para a noite não descarta chuva muito isolada, mas em poucos pontos.
