O fim de semana será de calor de Norte a Sul do Brasil com expectativa de temperatura elevada em praticamente todo o território brasileiro. As marcas devem ficar mais acima do normal no Sul, onde nesta época do ano costuma fazer frio e o sábado será quente para junho.
Uma grande massa de ar quente e seco sobre o Centro do Brasil e provoca temperaturas excepcionalmente altas para esta época do ano no Centro-Oeste, em grande parte do Sudeste do Brasil e no Paraná.
Nos primeiros vinte dias de junho, a temperatura mínima média na estação oficial da cidade de São Paulo ficou em 15,5ºC. O valor está 2,0ºC acima da média mínima histórica 1991-2020 de 13,5ºC. Já a média máxima nos primeiros vinte dias do mês na estação do Mirante ficou em 26,8ºC. O valor está 3,9ºC acima da média máxima histórica mensal de 22,9ºC.
Em contexto, 26,8ºC está acima da normal das máximas de abril de 26,6ºC na capital paulista. No dia 16, a cidade de São Paulo igualou o seu recorde histórico de máxima para o mês de junho ao atingir 28,8ºC, recorde que pode ser quebrado amanhã ou na segunda.
No Centro-Oeste, a temperatura máxima média de junho na quente Cuiabá é de 31,8ºC, contudo nos primeiros 20 dias do mês ficou em 36,3ºC, logo 4,5ºC acima da climatologia, o que é demais. Absurdamente, nenhum dia desde o começo do mês teve máxima abaixo de 35ºC na capital do Mato Grosso.
Sob este bloqueio por ar excepcionalmente quente e seco, tal como ocorreu no fim de abril e começo de maio, a instabilidade fica retida sobre o Rio Grande do Sul com chuva que é frequente e volumosa.
Só nos últimos 15 dias, a chuva somou 150 mm a 300 mm em muitas cidades gaúchas. Entre a noite de quinta e a tarde de ontem choveu 83 mm em Santiago, 59 mm em Tupanciretã e Alegrete, 57 mm em Santa Maria, 56 mm em São Vicente do Sul, 49 mm em Teutônia e São Gabriel e 48 mm em Rio Pardo.
Programe-se com a previsão dia a dia
Hoje – Corrente de jato (vento) em baixos níveis avança até o território gaúcho e traz o ar mais quente do Centro do Brasil com vento do quadrante Norte. O dia será de sol na maioria das localidades e a temperatura dispara. A tarde será quente e abafada com marcas perto ou ao redor dos 30ºC no Oeste, nos vales e no Noroeste. Na segunda metade do dia, a atmosfera começa a se instabilizar no Oeste e, em especial, no Sul gaúcho com pancadas de chuva. Como a atmosfera estará aquecida, há risco de pancadas fortes isoladas com raios e mesmo o risco de temporais localizados de vento e granizo.
Amanhã – Embora o sol apareça com nuvens em parte do dia na Metade Norte, a nebulosidade aumenta e chove em grande parte do Rio Grande do Sul com o avanço de frente fria. Pode chover forte isoladamente. No Sul do estado, o dia se inicia com chance de chuva e depois o tempo melhora. A massa de ar frio na retaguarda da frente traz queda de temperatura no Sul, mas na Metade Norte o dia é ainda abafado, embora menos quente que este sábado.
Segunda – Muitas nuvens e chuva, localmente forte, na Metade Norte com queda de temperatura. Massa de ar frio traz temperatura baixa no Sul do estado, onde o tempo vai melhorar com sol, nuvens e momentos de maior nebulosidade. O vento sopra de Sul e eleva o Guaíba.
Dias mais frios a caminho
Ingresso de ar mais frio no começo da semana vai dar início a um período no Rio Grande do Sul com marcas mais próximas do que é normal para esta época do ano com uma sequência de dias de noites mais frias e tardes mais amenas.
Por isso, a semana que se iniciará terá marcas nos termômetros muito mais próximas do que é comum no fim de junho no estado gaúcho com noites de temperatura baixa e geada e marcas amenas durante a tarde.
A influência do ar frio será mais sentida principalmente em cidades mais ao Sul do Rio Grande do Sul, em municípios como da fronteira com o Uruguai, Campanha e Serra do Sudeste, onde diferentes madrugadas devem ter marcas ao redor ou abaixo dos 5ºC.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.