Anúncios

Calor atípico marcou o sábado no Rio Grande do Sul e levou muita gente aos parques em Porto Alegre | MetSul Meteorologia

Calor atípico marcou este sábado no Rio Grande do Sul com máximas muito altas para esta época do ano. A Capital, por exemplo, teve um dos dias de junho mais quentes de sua história com máxima de 31,5ºC, um valor muito raramente registrado no mês desde o começo das observações em 1910 (leia mais).

No interior, o calor foi ainda mais intenso. No Vale do Sinos, na região metropolitana, os termômetros indicaram 32,5ºC, uma das mais altas em junho desde o início das observações na cidade em 1984. Em 2006, a máxima em junho em Campo Bom chegou a 32,9ºC, recorde da série histórica para o mês.


Em Lomba Grande, na zona rural de Novo Hamburgo, a máxima foi de 32,4ºC na estação meteorológica de baixada e de 31,5ºC na estação a 100 metros de altitude. Já na cidade de São Leopoldo, a máxima foi a 31,8ºC. Em Canoas, os termômetros indicaram 32,1ºC no ‪bairro Estância Velha e 32,2ºC‬ no bairro Fátima. A maior máxima da área metropolitana, entretanto, pertenceu a Parobé com 33,6ºC.

No Vale do Taquari, a temperatura bateu em 31,6ºC em Teutônia. Lajeado foi a 30,9ºC. No Vale do Cai, a tarde deste sábado registrou 31,6ºC em Feliz. No Vale do Rio Pardo, a estação do Inmet na localidade apontou 31,8ºC. Na Fronteira Oeste, São Borja foi a 30,5ºC durante a tarde. No Noroeste, Santa Rosa teve 30,8ºC.

Mesmo na Serra o dia foi de calor. A temperatura máxima deste sábado em Gramado foi a 26,7ºC, uma marca muito alta para o mês de junho. Em Canela, na região do Parque Estadual do Caracol, estação meteorológica indicou 26,2ºC.


A temperatura declina acentuadamente no Rio Grande do Sul neste domingo com o avanço de uma frente fria que traz chuva, entretanto com não há uma massa de ar frio de forte intensidade na retaguarda da frente não se espera frio, mas somente uma queda grande da temperatura em relação às marcas de hoje que foram excepcionalmente altas e atípicas para a época do ano.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

 

Anúncios