O Rio Grande do Sul experimentou uma quarta-feira de calor excessivo e em algumas cidades até extremo com máximas muito acima do normal e atípicas mesmo para o auge do verão no Sul do estado.

SILVIO ÁVILA/AFP/METSUL
Estações meteorológicas registraram máximas na tarde desta quarta de 40,5°C em Santa Vitória do Palmar e São Paulo das Missões; 40,3°C em Estrela; 40,1°C em Bom Princípio; e 40,0°C em Cerrito.
A temperatura máxima de hoje na estação do Instituto Nacional de Meteorologia na cidade do Rio Grande de 38,6°C foi fora da curva e bastante atípica. Para se ter ideia , a temperatura máxima média histórica de fevereiro vá localidade litorânea do Sul gaúcho é de 27,5°C.
Na Grande Porto Alegre, a temperatura máxima em Campo Bom chegou a 37,7°C. Trata-se da segunda máxima mais alta do ano até agora , somente atrás dos 38,1°C de 15 de janeiro.
O sol aparece com nuvens em todo o Rio Grande do Sul nesta quinta (12), mas a massa de ar quente recebe umidade de um rio atmosférico que vai instabilizar a atmosfera no decorrer do dia.
É o que vai levar à ocorrência de chuva em muitos pontos do estado da tarde para a noite desta quinta-feira.
As precipitações serão irregulares e mal distribuídas, mas a MetSul Meteorologia adverte que em diferentes pontos podem ser fortes e acompanhadas de temporais isolados.
Alerta-se ainda para o risco de vendavais localizados, não se descartando alguns fortes e com danos por conta de intensas áreas de instabilidade isoladas associadas ao calor.
A temperatura vai seguir alta em um dia marcado pelo calor e o abafamento, mas na maioria das cidades as máximas devem ser menores que as da véspera.
O calor tende a ser mais intenso nos Vales, Noroeste, Planalto Médio, Serra, Grande Porto Alegre e o Noroeste.
