O Rio Grande do Sul encontra-se nesta sexta-feira sob a influência de um centro de baixa pressão que traz muitas nuvens, chuva e garoa para todas as regiões gaúchas ao longo do dia, em mais um dia de tempo instável neste maio das águas.
A imagem de satélite acima do GOES-16 do final da manhã desta sexta-feira mostrava a curvatura das nuvens tipicamente associada ao vórtice de um centro de baixa pressão sobre o território gaúcho.
Na imagem é possível perceber que as nuvens mais carregadas estavam entre a região da Campanha e o Centro do estado. Por isso, os maiores acumulados de chuva durante as últimas horas no estado se deram no Oeste e no Sul.
De acordo com dados de estações do Instituto Nacional de Meteorologia, os mais altos volumes de chuva no estado nas últimas seis horas, até 11h desta sexta, foram de 111 mm em São Vicente do Sul, 10 mm em Santa Maria e Canguçu, e 9 mm em Jaguarão, Bagé e Quaraí.
Como a baixa pressão se move de Oeste para Leste, estas nuvens mais carregadas vão se deslocar para o Leste e o Nordeste do Rio Grande do Sul na sequência das próximas horas.
Por isso, Porto Alegre, que acumulou apenas 1 mm nas última seis horas, deve ter mais chuva da tarde para a noite de hoje com volumes mais altos, mas nem de perto parecidos com os de ontem.
A previsão para a tarde e noite desta sexta indica que a circulação de umidade de área de baixa pressão na costa traz chuva e garoa para a maioria das cidades gaúchas.
As precipitações, em geral, são fracas e em muitos locais ocorrem na forma de garoa ou chuva leve. Pancadas de forte intensidade podem ocorrer, porém em pontos apenas isolados e forma passageira.
Os mapas a seguir mostram a projeção de chuva a pressão do modelo europeu para o dia de hoje em que se observa a tendência de deslocamento da instabilidade e como a chuva vai aumentar em Porto Alegre, região metropolitana, Serra e Litoral Norte entre a tarde e noite de hoje.
A previsão para a tarde e noite desta sexta indica que a circulação de umidade de área de baixa pressão na costa traz chuva e garoa para a maioria das cidades gaúchas. A Chuva, em geral, é fraca e em muitos locais vem na forma de garoa. Pancadas de forte intensidade podem ocorrer em pontos apenas isolados.
O vento aumenta muito entre a tarde e a noite com rajadas do quadrante Sul, em média, de 50 km/h a 70 km/h. Nas lagoas e na costa, rajadas de 70 km/h a 90 km/h e isoladamente superiores. Risco pontual de queda de árvores e problemas na rede elétrica.
O vento acompanha o ingresso de ar polar que fará a temperatura cair muito durante esta segunda metade da sexta. Muitas cidades terminarão o dia com chuva ou garoa, vento por vezes forte, frio e baixa sensação térmica.
Com o vento na lagoa, projeta-se rápida elevação do nível do Guaíba com água avançando em áreas ribeirinhas que já tinham secado. Inundações costeiras são um risco nas margens da lagoa que deve apresentar ondas maiores.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.