A cidade de Buenos Aires registrou hoje e maior temperatura máxima para o mês de fevereiro em 81 anos, de acordo com dados da estação meteorológica convencional do Observatório Central de Villa Ortúzar.

Argentinos enfrentam calor muito a intenso a extremo em diversas províncias e na capital | LUIS ROBAYO/AFP/METSUL METEOROLOGIA
A temperatura máxima desta segunda-feira na estação de referência climatológica da capital argentina atingiu durante a tarde 38,5ºC, conforme informação do Serviço Nacional de Meteorologia (SMN) da Argentina.
A marca desta segunda-feira ficou a apenas 0,2ºC do recorde de temperatura máxima de fevereiro na cidade de Buenos Aires de 38,7ºC, observado em 13 de fevereiro de 1944. A cidade tem observações regulares desde 1906.
No interior do país, várias províncias registraram máximas acima de 40ºC. A maior máxima do país em estações do Serviço Meteorologico Nacional foi de 45ºC em La Rioja.
O calor desta segunda causou um novo recorde de consumo de energia elétrica na Argentina, conforme informou a Empresa Administrativa do Mercado Mayorista Eléctrico S.A. (Cammesa), que provocou cortes de energia em diversas regiões, especialmente no Nordeste da Argentina.
Neste dia 10 de fevereiro foi registrada no país uma demanda de energia elétrica do Sistema Interligado Argentino (SADI) de mais de 30.000 megawatts (MW), superando assim o pico alcançado em 1º de fevereiro de 2024, que havia sido de 29.653 MW.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.