Uma brutal variação de temperatura foi registrada nas latitudes médias da América do Sul. A condição meteorológica na América do Sul no final desta semana é extraordinária por fugir muito ao normal de fevereiro. Um ciclone intenso no Atlântico Sul, que se afasta e neste sábado vai estar perto das Malvinas, impulsiona poderosa massa de ar frio para a época do ano.
Hoje, a cidade de Buenos Aires teve a menor mínima para fevereiro desde 1951 com 7,9ºC. Cinco dias após ter a maior máxima em fevereiro em mais de 60 anos que foi de 38,1ºC. Malargue (Mendoza), com -1,6ºC, teve a menor mínima no mês desde o início dos registros em 1929. Gualeyguachú (Entre Rios), com 6,0ºC, enfrentou a noite mais fria em fevereiro 1938.
Hoje à tarde, Montevidéu estava com 12ºC, chuva e vento. Em pleno fevereiro. A temperatura no horário era idêntica a de Ushuaia e Paris, e menor que a fria cidade norte-americana de Boston que estava com 15ºC. Às 16h, fazia 11ºC no aeroporto que serve Punta del Este.
A mudança de temperatura foi impressionante também no Rio Grande do Sul. A cidade de Quaraí, no Oeste, teve máxima de 40,0ºC na terça e hoje no meio da tarde fazia 16,7ºC. Quase idêntica condição em Uruguaiana que na terça teve máxima de 40,0ºC e três tardes depois estava com 16,6ºC às 15h. São Borja foi a 39,0ºC terça-feira e hoje às 15h estava com 21,5ºC.
Em Livramento, máxima de 38,3ºC terça-feira e nesta sexta às 15h fazia 16,6ºC. Já Bagé estava com 39,2ºC na tarde da terça e hoje a temperatura no meio da tarde era de 19,2ºC. Jaguarão bateu em 39,2ºC terça-feira e na mesma hora hoje estava com 20,8ºC.
Em Porto Alegre, os termômetros indicaram 38,2ºC na tarde da terça. Na tarde desta sexta, mesmo sem o ar mais frio ainda não ter alcançado a área metropolitana, já fazia 24,1ºC na metade da tarde. Campo Bom, que registrou a maior máxima oficial do estado na terça-feira com 40,3ºC, hoje às 15h estava com 25,9ºC.
Com isso, a temperatura na tarde desta sexta-feira estava 10ºC a 15ºC abaixo do que é normal para fevereiro em cidades do Oeste e do Sul gaúcho. Na Metade Norte, onde o ar mais frio ainda estava por chegar, o que ocorre na noite desta sexta e na madrugada deste sábado, os desvios eram negativos em 5ºC em relação à climatologia média histórica de fevereiro.
A massa de ar seco e frio associada a um centro de alta pressão de 1.024 entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai traz um dia de muito sol e períodos de céu claro em diversas regiões neste sábado. Nuvens até aparecem em algumas cidades, mas são poucas. A massa de ar muito seco e bastante fria, de intensidade incomum para fevereiro, traz amanhecer atipicamente frio para esta época do ano com mínimas muitíssimo abaixo do que é normal para um 19 de fevereiro.
As madrugadas mais frias no Rio Grande do Sul por conta desta intrusão de ar frio incomum serão as deste sábado e a do domingo. A região da Campanha e de fronteira com o Uruguai, que nos últimos dias teve até 40ºC ou mais, deve anotar em alguns pontos mínimas tão baixas como 5ºC a 7ºC, mas, no geral, vão ficar entre 8ºC a 10ºC.
Nos Campos de Cima da Serra, a região de São José dos Ausentes pode ter marcas em baixadas de 2ºC a 4ºC no amanhecer de domingo. Em Gramado, marcas de 10ºC no início do sábado e de 7ºC a 9ºC em diferentes pontos da cidade no domingo, mas que serão menores em baixadas da região.
Baixadas do Noroeste e do Norte do estado, como em Soledade, devem ter mínimas de um dígito com a madrugada mais fria prevista para o domingo. Marcas tão baixas quanto 3ºC a 5ºC podem ocorrer em baixadas do Planalto Médio na área de Soledade e Espumoso.
Em Porto Alegre, o sábado pode começar com 13ºC ou 14ºC. No domingo, amanhecer com 14ºC a 15ºC nos bairros mais centrais, porém em setores do Sul e do Leste da cidade a temperatura pode descer a 11ºC ou 12ºC. Na área metropolitana, o amanhecer do domingo também deve ser o mais frio com mínimas em alguns pontos de 9ºC a 11ºC.
Há possibilidade de geada neste fim de semana, mas em poucos pontos e mais em localidades de maior altitude. A geada tende a ocorrer em baixadas. Os mapas mostram a probabilidade de geada pelo modelo WRF para as madrugadas deste sábado e do domingo.
Embora seja de forte intensidade para esta época do ano, somente faz frio no período da noite nas localidades que tiverem temperatura baixa. Com o sol e o ar seco, aquece rapidamente. Sob ar frio, as tardes acabam sendo agradáveis e sem o calor que vinha se registrando. A maioria das cidades terá máximas de 24ºC a 26ºC neste sábado. Na Serra e Aparados, alguns pontos não devem passar de 20ºC.
Outra característica das incursões de ar frio de verão é a brevidade. Com efeito, o período com temperaturas mínimas muito baixas e tardes mais amenas deve se limitar ao fim de semana. Já na segunda começa a aquecer. Só que o calorão não retornará no começo da semana, exceção do Oeste que aquece mais. Na Grande Porto Alegre, a próxima semana será agradável com sol, nuvens e períodos de chuva.