Anúncios

A porta para o centro da Terra. Um vulcão na Islândia chamado Sneffels. No distante ano de 1863. O cientistas e pesquisador alemão especializado em Geologia e Mineralogia Otto Lidenbrock segue o caminho descrito nos manuscritos do alquimista islandês Arne Saknussemm com a ajuda do seu guia local Hans Bjelke e ingressa no vulcão. Chega ao interior misterioso do planeta. Lá encontra criaturas estranhas, um mar com tempestades e redemoinhos, e ainda se depararam com vegetação assustadora e cristais gigantes. É a ficção do escritor francês Julio Verne em “Viagem ao Centro da Terra” (“Voyage au centre de la Terre“), fascinante livro clássico de 1864 que, certamente, freqüentou as leituras de muitos de nós durante a infância.


Trio testemunhou paisagem mágica com vermelho da erupção e verde das auroras boreais no céu – Pedro Carrilho/Divulgação

Na última semana, brasileiros testemunharam na ilha, que inspirou Verne, o centro do planeta mostrar toda sua força em espetáculo natural de tirar o fôlego. Os apresentadores do excelente “Não Conta Lá Em Casa”, um dos melhores programas da tevê por assinatura, que terá a temporada de 2014 estreando em novembro no canal Multishow, chegaram ao “coração” da atual erupção do vulcão Bardabunga-Holuhraun. André Fran (@franontheroad), Felipe Ufo (@felipeufo) e Michel Coeli (@michelcoeli), conseguiram após cansativa jornada de doze horas alcançar o campo de lava junto ao glaciar Vatnajokull no interior da ilha e o que viram emocionou os experimentados viajantes que já estiveram em várias guerras e megadesastres.

Foram os únicos brasileiros até agora no centro da erupção que chama atenção hoje de especialistas em Geologia do mundo inteiro. Nada que assustasse a equipe do programa que no passado já esteve na reclusa Coreia do Norte, no violento Iraque em guerra, no conflagrado Afeganistão dos talibãs e no interior da Somália dos terroristas da Al-Shabab. A ponto das incríveis histórias terem sem transformado em livro que leva o nome do programa, lançado em 2013 pela editora Record e de autoria de André Fran, que é verdadeiro passeio pelo mundo. Para conseguir chegar ao local isolado da erupção, a equipe do “Não Conta Lá em Casa” obteve autorização especial do governo islandês em Reykjavik e na viagem em potentes e imponentes Superjeeps enfrentou até tempestade de poeira vulcânica devido ao vento intenso que é recorrente na ilha perto do Ártico.


A Islândia, por si só, é de deslumbrar. Com erupção vulcânica e espetaculares auroras boreais, como nos últimos dias após a tempestade solar, o destino vira mágico. O vulcanólogo Ármann Höskuldsson diz que é a maior erupção de lava na Islândia desde o vulcão Askja em 1875. Bate, inclusive, a quantidade de lava emitida durante a erupção do vulcão islandês Krafla, em 1984. O campo de lava da erupção de 1973 do Eldfell foi menor, mas causou mais problemas devido à proximidade de uma erupção. Cientistas da Universidade da Islândia observam que a continua lava começa a formar até crateras, algumas de 70 metros de altura, redesenhando a paisagem da região. Consideram até a possibilidade de um lago surgir após a erupção.  

[galeria:47]

Moradores de Reyðarfjörður, na costa Leste da Islândia, foram orientados pelas autoridades locais para que não deixem suas casas e fechem ou lacrem portas e janelas devido aos níveis perigosos de dióxido de enxofre que atingiram níveis recordes desde que o Serviço Meteorológico da Islândia deu início às medições no ano de 1970. O campo de lava do Holuhraun alcanca vinte quilômetros quadrados e até em imagens de satélite da NASA é possível observar a área de fogo no interior da Islândia.



“Jamais fiz viagem igual”, contou entusiamado à MetSul Meteorologia o diretor e fotógrafo Michel Coeli, o mais novo integrante do programa. Coeli foi quem gravou as “cortinas de fogo” jorrando do chão com o verde da aurora somando-se ao espetáculo no céu, uma combinação rara e incrível da natureza. A temporada de 2014 do programa promete ainda mostrar a matança brutal de baleias nas Ilhas Faroe. Que siga a sorte grande no próximo destino dos nossos ousados amigos viajantes!

Anúncios