Um apagão atingiu grande parte do Brasil a partir do começo da manhã desta terça-feira. O blecaute atingiu o Distrito Federal e ao menos 20 estados, conforme levantamento de meios de comunicação. A falta de luz atinge várias capitais com problemas no trânsito e no sistema de transportes, como trens.
O Operador Nacional do Sistema (ONS) e o Ministério de Minas e Energia disseram que houve uma falha no Sistema Integrado Nacional (SIN) às 8h31, mas a causa do apagão ainda não foi divulgada.
O ONS (Operador Nacional do Sistema) informou um problema no sistema nacional que levou a interrupção no fornecimento de 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil. O problema alcançou ainda estados do Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil.
A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte/Sudeste. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A interligação é o conjunto de linhas de transmissão que ligam as instalações de geração das regiões Norte e Nordeste com as instalações majoritariamente de consumo da região Sudeste do Brasil.
A recomposição já foi iniciada em todas as regiões, e 6 mil MW já tinha sido recompostos até às 9h16, informou o ONS. Em nota, a Equatorial Energia, uma das empresas com distribuidoras afetadas pelo blecaute nacional, afirmou que, segundo informações preliminares, houve atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga, um mecanismo de proteção da rede para tentar restringir a perda de carga no sistema.
A imagem de satélite das 8h20 da manhã, momento em que teve início o apagão nacional, não mostrava tempestades no Brasil. Grande parte do país estava no horário com tempo firme e a esmagadora maioria dos municípios brasileiros registrava a presença de sol. O monitoramento de raios indicava apenas algumas poucas descargas exclusivamente na área perto de Manaus.
Da mesma forma, a temperatura não era excessivamente alta no horária que pudesse gerar alta demanda de carga no sistema elétrico nacional. Uma massa de ar seco e frio ainda deixava a temperatura baixa no horário em estados do Sudeste e do Sul, os maiores consumidores de energia.
Às 8h da manhã, a temperatura era de 11ºC em Porto Alegre, 16ºC em Florianópolis, 10ºC em Curitiba, 17ºC em São Paulo, 20ºC no Rio de Janeiro, 20ºC em Belo Horizonte, 21ºC em Campo Grande, 20ºC em Cuiabá e 18ºC em Brasília.