Anúncios

A onda de calor ganhou força nesta quinta-feira e as temperaturas atingiram valores que foram extremos e que passaram dos 40ºC novamente em vários estados, acercando-se da marca de 43ºC no Brasil Central.

Calor em São Paulo

Calor se aproxima de 40ºC no interior de São Paulo (foto) e atinge marcas perto de 43ºC no Brasil Central | JOISEL AMARAL/AGIF/AFP/METSUL

A maior temperatura do país nesta quinta-feira se deu no Centro-Oeste com máxima de 42,9ºC em São Miguel do Araguaia, em Goiás, perto da divisa com os estados do Mato Grosso e Tocantins.

Ainda no Centro-Oeste, a rede do Instituto Nacional de Meteorologia acusou máximas no Mato Grosso de 41,2ºC na capital Cuiabá e no interior de 41,1ºC em Rondonópolis. Já no Mato Grosso do Sul, a máxima foi de 41,2ºC em Aquidauana.

No Sudeste, o calor foi mais intenso no interior de São Paulo e no Oeste de Minas Gerais. No estado paulista, a máxima foi de 38,7ºC em Valparaíso. No Triângulo Mineiro, perto de Goiás, a máxima foi a 38,4ºC em Ituiutaba e Campina Verde.

Na Região Nordeste, as máximas foram de 39,0ºC na Bahia (Barreiras e Ibotirama); 40,0ºC no Piauí (Alvorada de Gurguéia); 39,5ºC no Maranhão (Carolina); e 38,0ºC no Ceará (Crateus).

No Norte do Brasil, por sua vez, as estações do órgão federal apontaram 41,1ºC no Tocantins (Formoso do Araguaia); 40,2ºC no Pará (Santa Maria das Barreiras); e 38,7ºC em Rondônia (Cacoal).

No Sul do Brasil, a maior parte da região segue sem sofrer os efeitos da forte onda de calor. A exceção é o Norte do estado do Paraná, perto do Mato Grosso do Sul e de São Paulo, onde hoje fez 37,2ºC em Diamante do Norte.

A MetSul Meteorologia reitera que o calor vai aumentar agora no final desta semana e vai prosseguir durante os próximos dias no Brasil Central, especialmente no Centro-Oeste, com máximas que vão ficar perto e acima de 40ºC em grande número de cidades.

Isso porque a bolha de calor que atualmente cobre a porção central do Brasil tende a se intensificar sob ar muito seco e valores de umidade relativa do ar típicos de deserto, que caem a marcas abaixo de 10% durante a tarde em muitas localidades de diversos estados brasileiros.

De acordo com a avaliação da MetSul, o calor será mais extremo hoje e nos próximos dias nos estados de Tocantins, Maranhão, Piauí, Pará (Sudoeste), Bahia (Oeste), Mato Grosso, Goiás e Tocantins.

No Mato Grosso do Sul, o calor deve ficar entre 40ºC e 42ºC em muitas cidades. Já no Mato Grosso e áreas próximas em Goiás, máximas de 40ºC a 43ºC, no entanto algumas cidades podem atingir marcas de 43ºC a 44ºC.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.