Anúncios

Uma grande massa de ar seco cobre neste momento a maior parte do Brasil com a atmosfera muito seca principalmente em estados do Brasil Central, particularmente no Centro-Oeste, o que acaba por trazer valores de umidade relativa do ar extremamente baixos durante o período da tarde.

A secura do ar no Centro do país é consequência da massa de ar frio abrangente e de enorme intensidade que atuou na última semana e que derrubou a temperatura em 17 estados e ainda no Distrito Federal com mínimas que não eram observadas nesta época do ano há pelo menos 45 anos em algumas cidades.


As exceções são o Sul do país, que terá o retorno da chuva entre amanhã e quinta-feira, a costa do Nordeste que vem sofrendo com chuva localmente excessiva por instabilidade que avança a partir do oceano e ainda áreas mais ao Norte do Brasil que igualmente têm sofrido com altos volumes de chuva.

Onde se projeta o ar mais seco hoje é em áreas do Tocantins, Piauí, Oeste da Bahia, Goiás, várias áreas de Minas Gerais, Norte de São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso Sul. Na região entre os estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, os valores de umidade relativa do ar à tarde podem ser por demais baixos nesta terça com marcas abaixo de 20%.


Ontem, a umidade já foi muito baixa à tarde em diversas localidades com marcas inferiores aos 20% em algumas. Foram os casos de Gaúcha do Norte (MT) com 14%, Iporá (GO) com 14%, Caiapônia (GO) com 15%, São Simão (GO) com 19%, Lins (SP) com 19% e Primavera do Leste (MT) com 19%.

A tendência para os próximos dias é de manutenção do quadro de ar muito seco no Centro do Brasil, especialmente em estados do Centro-Oeste, com vários dias seguidos em que a umidade do ar deve ficar à tarde entre 15% e 30% em um grande número de municípios. Minas Gerais e o interior de São Paulo serão as zonas do Sudeste do Brasil em que o ar estará mais seco.

Com o ar muito seco, há uma enorme amplitude térmica. A atmosfera seca favorece intenso resfriamento noturno e rápido aquecimento diurno. Jataí (GO) teve ontem mínima de 6,9ºC e máxima de 29,9ºC. Água Bota (MT) variou entre 9,9ºC e 31,5ºC. Valparaíso (SP) foi de 7,4ºC a 30,0ºC. Ituiutaba (MG) oscilou entre 8,4ºC e 29,2ºC.

Anúncios