A formação e o aprofundamento de uma área de baixa pressão sobre o Oceano Atlântico vai trazer vento forte a intenso neste sábado na região do Rio da Prata e ainda no Leste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná, podendo chegar ao litoral de São Paulo, alerta a MetSul Meteorologia.
O que vai acontecer? Com o avanço de uma forte massa de ar frio para esta época do ano, impulsionada por um ciclone muito ao Sul do Atlântico, um sistema de baixa pressão secundário (um segundo ciclone) vai se formar neste sábado.
O centro de baixa pressão estará no começo do dia com pressão de 1001 hPa na altura da província de Buenos Aires, onde gradualmente deve começar a se aprofundar sobre as águas do Rio da Prata.
No decorrer do dia, avançará rapidamente para Leste na direção do Oceano Atlântico, onde se intensificará ainda mais. No final do sábado, estará com 986 hPa a Leste do Uruguai, mas a centenas de quilômetros da costa.
Esta baixa pressão vai impulsionar ainda mais para o Norte a massa de ar frio que está sobre o Atlântico a Leste da Argentina, atingindo o Uruguai e o Rio Grande do Sul com queda de temperatura no decorrer do dia.
O ingresso do ar mais frio, acompanhando o campo de vento do centro de baixa pressão, trará rajadas fortes a intensas inicialmente para a província de Buenos Aires e depois o Sul e o Leste do Uruguai.
Na sequência, o campo de vento forte a intenso vai se deslocar para o Sul do Brasil, onde afetará inicialmente com mais força neste sábado o Sul e o Leste do Rio Grande do Sul. Após, o campo de vento atinge o Leste de Santa Catarina e depois até a costa do estado do Paraná. No fim do dia, o vento chega ao litoral de São Paulo, especialmente o Sul.
Vento pode soprar com rajadas fortes a intensas
Inicialmente, as rajadas de vento podem soprar forte a intensamente com rajadas de 70 km/h a 100 km/h no Sul da província de Buenos Aires e sua costa atlântica na noite desta sexta-feira. Em Mar del Plata, o sábado será muito ventoso com rajadas de 70 km/h a 90 km/h.

METSUL
A seguir, o vento vai atingir o Sul e o Leste do Uruguai com rajadas de 70 km/h a 100 km/h nos departamento de Montevidéu, San José, Maldonado e Rocha. As rajadas vão ser mais fortes na área de Punta del Este.

METSUL
O campo de vento forte, então, vai se deslocar para o Rio Grande do Sul, atingindo com mais força o Sul e o Leste do estado. São esperadas rajadas de vento, em média, de 50 km/h a 80 km/h no Sul e no Leste do território gaúcho. Isoladamente, devem ocorrer rajadas até mais fortes.
Em Porto Alegre, há possibilidade de rajadas de vento fortes a muito fortes quando da chegada do ar mais frio neste sábado. No Sul da cidade, podem ocorrer rajadas de 70 km/h a 80 km/h de até mais fortes às margens do Guaíba. O risco maior de vento é entre o meio e o final da manhã e o meio da tarde.

METSUL

METSUL
No Litoral Norte, as rajadas devem ficar em média entre 60 km/h e 70 km/h, mas podem ser superiores em alguns pontos. No Litoral Sul gaúcho, o vento pode ser mais forte com rajadas de 70 km/h a 80 km/h, porém isoladamente superiores.
O avanço do ar frio para Norte pela costa pode trazer rajadas de vento ainda da tarde para a noite deste sábado no litoral de Santa Catarina, com rajadas de 60 km/h a 80 km/h e isoladamente superiores, e também na costa do Paraná.

METSUL
No final do sábado, o vento deve se intensificar com rajadas por vezes fortes no litoral de São Paulo, especialmente em cidades do Sul e do Litoral Sul paulista.
O vento forte neste sábado pode provocar alguns transtornos, especialmente na rede elétrica com pontos com falta de luz em diferentes localidades do Sul, área de entorno da Lagoa dos Patos, Porto Alegre, Sul da região metropolitana e o litoral. Em Santa Catarina, o vento tem potencial de transtornos maior na costa.
Vento vai acompanhar ingresso de massa de ar frio
O vento forte a intenso previsto para este sábado vai acompanhar o ingresso de uma massa de ar frio de forte intensidade para esta época do ano e que vai trazer queda acentuada da temperatura.
Como consequência da incursão de ar frio, as madrugadas mais frias serão as do domingo e segunda-feira, embora ainda faça frio em baixadas de locais de altitude na terça.
As menores mínimas são previstas para a segunda com 10ºC a 15ºC na maior parte do Rio Grande do Sul, 7ºC a 10ºC no Sul do estado e Serra do Sudeste, 12ºC a 14ºC na Grande Porto Alegre, 15ºC em Porto Alegre, e até 3ºC a 5ºC em baixadas dos Aparados da Serra.
O frio vai se fazer sentir com força ainda no começo da semana no Planalto Sul de Santa Catarina, onde há possibilidade de formação de geada em baixadas e fundos de vales no começo da semana.
