O aprofundamento de uma área de baixa pressão na costa traz risco de chuva forte e ventania para cidades do Sul e do Leste do Rio Grande do Sul nesta quinta-feira, adverte a MetSul Meteorologia.
Esta área de baixa pressão deve dar origem a um ciclone extratropical sobre o Atlântico na sexta-feira enquanto se distancia do continente, logo o sistema estará mais longe da costa gaúcha.
Uma frente fria alcança nesta quarta-feira o Sul do Rio Grande do Sul com aumento de nuvens e chuva, que deve se concentrar mais da tarde para a noite e com possibilidade de algumas trovoadas.
A chuva na segunda metade desta quarta deve ocorrer em localidades mais ao Sul do estado, especialmente no perímetro compreendido entre a Campanha, o Chuí e a região Sul da Lagoa dos Patos. Isoladamente, a chuva pode ser moderada a forte, sobretudo na área de Santa Vitória do Palmar.
Nesta quinta, além da frente fria, a presença de uma área de baixa pressão na costa traz risco de chuva forte com elevados volumes localizados no Sul do Rio Grande do Sul.
Podem ocorrer períodos de chuva localmente forte a torrencial com acumulados altos em curto período. Modelos de alta resolução chegam a indicar pontos isolados com volumes entre hoje e amanhã de 50 mm a 100 mm e isoladamente superiores no Sul gaúcho.

METSUL

METSUL
Maior risco de chuva localmente forte para municípios situados mais próximos da costa, como são os casos de Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, Pelotas, São José do Norte, Tavares e outros.
A baixa pressão na costa do Rio Grande do Sul pode provocar vento por vezes moderado a forte no Sul do estado e na área da Lagoa dos Patos com rajadas, em média, de 50 km/h a 80 km/h e isoladamente superiores. O risco de vento forte é maior nesta quinta na faixa costeira entre Rio Grande e Mostardas.

METSUL

METSUL
Na sexta-feira, o ciclone extratropical já estará formado sobre o Atlântico Sul longe da costa e vai impulsionar uma massa de ar seco e frio de alta pressão para o Rio Grande do Sul com sol e marcas agradáveis. Qualquer instabilidade será muito isolada e breve por conta de circulação de umidade vinda do mar.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.