Anúncios

O Rio Grande do Sul terá uma segunda rodada de instabilidade nesta terça (2) por uma baixa pressão, mas, assim como na primeira, do domingo (30) e o começo desta segunda (1), a chuva vai ser irregular e não vai alcançar todas as cidades do estado.

Instabilidade por baixa pressão

Baixa pressão na costa traz periodos de muitas nuvens e chuva bastante irregular para o Rio Grande do Sul durante esta terça-feira | IARA PUNTEL

A causa para a instabilidade desta terça no Rio Grande do Sul será a formação de um centro de baixa pressão sobre o Oceano Atlântico a Leste do Uruguai e que vai se deslocar sobre o mar para a costa gaúcha ao longo do dia, mas sem se aprofundar muito.

Sol chega a aparecer com nuvens nesta terça em diversos pontos do Rio Grande do Sul, mas haverá momentos de maior nebulosidade no decorrer do dia.

Com a formação do centro de baixa pressão sobre o Atlântico, a Leste do Uruguai e da costa gaúcha, a atmosfera vai estar instável no estado no decorrer do dia.

É o que fará chover em vários pontos do território gaúcho nesta terça, embora de forma muito irregular sem que as precipitações alcancem todas as cidades. Modelos, por exemplo, se dividem sobre a possibilidade de chover ou não na área de Porto Alegre nesta terça.

A instabilidade, conforme os dados dos modelos, deve afetar mais a Metade Norte, embora se preveja chuva muito isolada na Metade Sul. Pode chover forte de forma localizada e não se pode afastar granizo muito isolado mais ao Norte do estado, como na Serra Gaúcha.

A temperatura à tarde fica perto de 30ºC na maioria das cidades do Rio Grande do Sul, mas deve atingir e passar dos 30ºC em cidades do Oeste, Centro, Noroeste, Vales e talvez parte da Grande Porto Alegre.

Anúncios