Anúncios

Chuva forte e temporais com raios e vento vão atingir o Rio Grande do Sul no decorrer do domingo. Há previsão de muita chuva em curto periodo em algumas localidades com prováveis alagamentos, inclusive em Porto Alegre. | FABIAN RIBEIRO/ARQUIVO

A MetSul Meteorologia alerta que este domingo será de muito alto risco no Rio Grande do Sul com previsão de ocorrência de chuva forte a localmente intensa e possibilidade de temporais isolados em diversas regiões, não se descartando muito raios e episódios de queda de granizo e rajadas de vento forte.

O que vai acontecer? Uma área de baixa pressão cruzará o Rio Grande do Sul de Oeste para Leste no decorrer do domingo, o que formará nuvens muito carregadas sobre o território gaúcho. As nuvens de grande desenvolvimento vertical, com até 10 a 15 quilômetros de altura, serão capazes de provocar a chuva forte e os temporais.

A tendência é que a instabilidade inicialmente atinja o Oeste gaúcho ainda durante a madrugada e se intensifique sobre o estado no decorrer do dia à medida que a área de baixa pressão avança de Oeste para Leste pelo Rio Grande do Sul.

No fim do domingo, o centro de baixa pressão responsável pelo episódio de mau tempoo já vai estar sobre o mar e a instabilidade terá cedido na maioria das cidades gaúchas, embora ainda chova na noite de domingo em alguns pontos.

De acordo com a análise da MetSul, as regiões de maior risco neste domingo são o Oeste, o Centro, áreas da Campanha mais próximas do Centro gaúcho e a Metade Norte. Isso inclui os vales, a cidade de Porto Alegre, a área metropolitana e o Litoral Norte. Áreas entre o Centro do estado e a Grande Porto Alegre, em particular, podem ter instabilidade mais forte.

Porto Alegre tem alto risco de chuva por vezes forte a ocasionalmente torrencial, não se descartando a possibilidade de vento forte. O período de maior risco na capital será entre a metade da manhã do domingo e meio da tarde. É muito alta a probabilidade de alagamentos na capital e outras cidades da região metropolitana.

A sequência de mapas a seguir mostra como deve evoluir a instabilidade no Rio Grande do Sul. Os mapas, com dados da saída da 0Z de hoje do modelo europeu, mostram que a instabilidade com chuva forte se inicia ainda na madrugada pelo Oeste e avança pelo estado no decorrer do dia.

Projeção do modelo europeu para a madrugada deste domingo | METSUL

Projeção do modelo europeu para a manhã deste domingo | METSUL

Projeção do modelo europeu para a tarde deste domingo | METSUL

Projeção do modelo europeu para a noite deste domingo | METSUL

Os acumulados de chuva em vários pontos do Oeste, do Centro e da Metade Norte vão passar dos 50 mm, mas haverá pontos com marcas de 75 mm a 100 mm e até isoladamente superiores. Volumes altos em curtos períodos serão capazes de gerar alagamentos com possibilidade de transbordamento de arroios. Não se trata, porém, de um evento de chuva capaz de gerar cheias de rios.

O mapa abaixo mostra a projeção de chuva para 48 horas do modelo meteorológico alemão Icon, disponível ao assinante na seção de mapas, em que se observa a tendência de neste domingo a chuva superar os 50 mm em parte do estado com marcas em alguns locais superiores a 75 mm.

METSUL

Temporais vão acompanhar a instabilidade com granizo isolado e rajadas de vento forte a isoladamente intensas, de 60 km/h a 80 km/h em diversas localidades, mas que podem ficar perto ou acima de 100 km/h em alguns pontos com efeitos na rede elétrica e danos. Os vendavais mais fortes tendem a ser mais localizados e pontuais, não sendo o cenário deste domingo semelhante ao evento do dia 21 de março.

Embora a probabilidade de temporais localizados com vento e raios, o maior risco neste evento de instabilidade em várias cidades será a ocorrência de chuva muito volumosa em curto período em diferentes cidades, gerando pontos de alagamentos.

Na segunda-feira, com a baixa pressão já sobre o oceano, o tempo estará melhor no Rio Grande do Sul com sol, nuvens e momentos de maior nebulosidade, mas em alguns pontos do estado ainda pode ocorrer precipitação na forma de chuva e garoa no decorrer do dia.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios