Anúncios

O centro de baixa pressão atmosférica que dará origem a um ciclone extratropical na costa do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira com muito vento trouxe muita chuva no final do sábado e hoje no território gaúcho com marcas até acima de 100 mm.

ALEX ROCHA/PMPA

Dados de estações do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres (Cemaden) e do Instituto Nacional de Meteorologia mostram que choveu entre 50 mm e 100 mm em municípios de diversas regiões, inclusive a Grande Porto Alegre.

Os dados mostram que até o começo da noite deste domingo havia chovido 126 mm em São Sepé, 119 mm em Santana da Boa Vista, 102 mm em São Gabriel, 98 mm em Santa Rosa, 97 mm em Caçapava do Sul e 91 mm em Santo Ângelo e Cristal.

Choveu ainda até o mesmo horário 88 mm em Ijuí, 86 mm em Horizontina, Gravataí e Canoas, 85 mm em São Luiz Gonzaga; 83 mm em Cachoeirinha, 82 mm em Bagé, 81 mm em Piratini, Dom Pedrito e Camaquã; e 80 mm em Ibirubá.

Os pontos de medição apontaram ainda no período 79 mm em Esteio e Entre-Ijuís, 78 mm em São Lourenço do Sul, 77 mm em Alvorada, 76 mm em Sapucaia do Sul, 73 mm em Viamão, e 71 mm em Tapera.

Em Porto Alegre, a maior parte da cidade registrou até o começo da noite chuva entre 40 mm e 50 mm. Na rede do Instituto Nacional de Meteorologia, o maior acumulado se deu na estação do Jardim Botânico com 52 mm. Na rede do Cemaden, 51 mm também na zona Leste.

Nesta segunda-feira, o tempo ainda apresentará instabilidade no Rio Grande do Sul, mas sem volumes tão altos quanto os registrado no final do sábado e durante este domingo no estado.

O território gaúcho vai estar sob influência da circulação ciclônica, o que vai trazer um dia com muitas nuvens ainda em grande número de cidades gaúchas, especialmente da Metade Leste do estado.

Ainda chove e garoa na maioria dos locais entre a madrugada e de manhã, mas no decorrer do dia ocorrem aberturas de sol em diferentes pontos do estado. Como é comum em circulação, em vários locais o dia alternará sol, nuvens e chuva com formação de arco-íris em alguns pontos.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.