Anúncios

Um centro de baixa pressão vai definir as condições do tempo no decorrer da semana no Grande do Sul. Em alguns lugares, o sistema favorecerá chuva. Em outros, o centro de baixa pressão vai proporcionar tempo seco. 


A área de baixa pressão se forma ao longo da terça-feira sobre o Oceano Atlântico nas alturas dos litorais do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Não será um sistema muito profundo nem se espera um gradiente de pressão atmosférica que gere vento muito forte. O seu efeito será maior na precipitação. 

A circulação de umidade deste centro de baixa pressão deve afetar o Leste gaúcho e as áreas do Leste de Santa Catarina e do Paraná no decorrer da semana, favorecendo chuva em diversos pontos destas regiões.

Aqui no Estado, o sol aparece todos os dias durante a semana, mas ocorrem pancadas isoladas na Metade Leste, especialmente entre amanhã e quinta-feira. 

Não é um quadro de tempo chuvoso. O sol aparece e durante o dia, com o aquecimento, se formam nuvens que trazem pancadas isoladas. Em alguns pontos, até podem ser forte e com altos volumes em curto período. 

No geral, os volumes não são altos. Outra característica da chuva será a sua má distribuição com sol e chuva às vezes dentro de um mesmo município. 


Por outro lado, como é comum ocorrer, a Oeste de um centro de baixa pressão infiltra ar seco. Por isso, a Metade Oeste do Estado terá semana com tempo firme e sem chuva em quase todas ou todas as cidades, além de dias com o tempo muito ensolarado. 

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Este padrão diferente entre o Leste gaúcho, com pancadas em pontos isolados, e o Oeste com tempo mais seco, fará com que a temperatura se eleve menos na semana no Leste e as tardes sejam mais quentes no Oeste e no Noroeste.

Anúncios