Um centro de baixa pressão atua no momento no Paraguai, onde provoca chuva e tempestades. A cidade paraguaia de Concepción anotou 46 mm de chuva em 24h até 9h de hoje e o tempo segue instável no país à medida que o centro de baixa permanece atuando no território paraguaio.

Os modelos de previsão do tempo analisados pela MetSul indicam que a área de baixa pressão atmosférica avançará para o Sul do Brasil agora no final da semana, reforçando a instabilidade na região. O centro do sistema de baixa deve chegar ao Noroeste gaúcho e ao Oeste de Santa Catarina.

Uma vez que o centro de baixa se aproxima da parte meridional do Brasil, a instabilidade vai se intensificar gradualmente na região a partir desta quinta, mas deve ser maior entre a sexta e o sábado, quando as precipitações alcançam um maior número de pontos.

Chove amanhã em parte do Rio Grande do Sul, especialmente no Noroeste e no Norte gaúcho. Há risco de chuva forte em setores mais ao Noroeste como nas áreas de Porto Xavier. Na sexta, a instabilidade alcança grande parte da Metade Norte e se espera chuva moderada a forte em alguns pontos. No sábado, a instabilidade prossegue ao menos em parte do dia no Norte e no Nordeste gaúcho.

Em Santa Catarina e no Paraná, a nebulosidade aumenta muito e o tempo se instabiliza com chuva na maioria das regiões entre esta quinta e a sexta, não se descartando chuva moderada a forte em alguns pontos. O tempo persiste instável no sábado e começa a ter melhoria em maior número de locais no domingo.

Sob este cenário, os maiores acumulados de chuva devem ocorrer no Sul do Brasil entre a Metade Norte gaúcha e o Paraná. O mapa acima mostra a projeção de chuva do modelo WRF da MetSul até 21h de sexta. Haverá pontos em que os acumulados devem ficar entre 50 mm e 100 mm na Metade Norte gaúcha, mas em muitos locais do Oeste e do Sul do Rio Grande do Sul vai chover muito pouco ou nada.

Setores de Santa Catarina e do Paraná da mesma forma podem ter chuva isolada com acumulados de 50 mm a 100 mm até o final desta semana, embora não seja o cenário de precipitação para a integralidade dos dois estados que, no geral, não deve ter acumulados tão altos.