Períodos de chuva forte podem trazer alagamentos para Porto Alegre e outras cidades da região metropolitana nos próximos dias | JOEL VARGAS/PMPA

A MetSul Meteorologia adverte para o risco de chuva volumosa em Porto Alegre e na região metropolitana entre esta sexta-feira e as primeiras horas da segunda. Quadro de instabilidade intensa que atingirá o Rio Grande do Sul por áreas de baixa pressão atmosférica vai manter a chuva na área da capital e com períodos de forte intensidade.

Há um maior risco de chuva por vezes forte a intensa na Grande Porto Alegre entre a segunda metade da sexta e o começo do sábado no primeiro momento. No segundo momento, entre a tarde e a noite de domingo e o início da segunda-feira. No decorrer da segunda, o tempo melhora, o sol retorna e o tempo firma.

Nestes dois períodos de instabilidade maior será alto o risco de pancadas de chuva localmente fortes a torrenciais que são capazes de gerar acumulados altos de precipitação em um curto intervalo. É o que aumenta o risco de alagamentos porque o sistema de macrodrenagem é incapaz de absorver volumes altos em curto período. Estas pancadas mais fortes podem vir ainda com raios e trovoadas.

Os volumes podem ser altos a muito altos em setores da capital e região metropolitana com marcas acima de 50 mm e que não se descarta em alguns pontos possa se aproximar ou passar de 100 mm, especialmente em municípios mais ao Sul da Grande Porto Alegre. Por isso, a zona Sul de Porto Alegre é a de maior risco de transtornos por chuva na cidade.

Porto Alegre experimentou nesta quinta-feira o seu terceiro dia seguido com tempo instável e, como se previa, a chuva foi menos volumosa com instabilidade mais fraca que a registrada entre terça e quarta-feira. Agora, os volumes tendem a ser mais altos que os anotados até o momento nesta semana.

Entre o começo da chuva na terça e o final da tarde desta quinta choveu nas estações oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia em Porto Alegre 47 mm em Belém Novo, na zona Sul, e 18 mm no Jardim Botânico, na zona Leste da cidade. Outras medições indicam 52 mm na Hípica, na zona Sul, e 33 mm no bairro São João, na zona Norte.