Anúncios

Vulcão Ruang segue em erupção em Sitaro, Norte de Sulawesi, na Indonésia. O vulcão remoto da Indonésia lançou uma torre de cinzas para o céu nas últimas horas, depois que quase meia dúzia de erupções ocorreram durante esta semana, forçando milhares de pessoas a evacuarem quando pedras incandescentes caíram sobre suas aldeias. | RONNY ALOLOF BUOL/AFP/METSUL METEOROLOGIA

A ameaça de um vulcão indonésio que entrou em erupção mais de meia dúzia de vezes nesta semana não acabou, disse o principal oficial de vulcanologia do arquipélago à AFP, enquanto a cratera lançava outra nuvem de cinzas neste sábado.

O Monte Ruang, localizado na região mais externa da província de Sulawesi Norte, na Indonésia, começou a entrar em erupção na tarde de terça-feira, levando as autoridades a evacuar milhares de pessoas em ilhas próximas ao estratovulcão e ao fechamento do aeroporto internacional mais próximo.

O vulcão entrou em erupção novamente antes da meia-noite de sexta-feira e novamente na tarde de sábado, lançando uma coluna de cinzas acima de seu pico, a mais recente de uma onda de atividades vulcânicas, informou a agência de vulcanologia.

Isso forçou a agência de vulcanologia do país a alertar que grandes erupções ainda podem ocorrer, apesar da calmaria da cratera desde que ela produziu uma mistura espetacular de lava, cinzas e relâmpagos no início da semana, chovendo rochas derretidas sobre aldeias próximas.

“Com terremotos vulcânicos registrados, essa crise ainda não acabou”, disse o chefe da agência, Hendra Gunawan, à AFP. “Isso indica que o suprimento de fluido magmático ainda está se movendo da profundidade para a superfície. Portanto, não é surpreendente se as erupções ainda ocorrerem.”

O vulcão, com um pico de 725 metros acima do nível do mar, é atualmente o único dos mais de 100 vulcões da Indonésia no mais alto nível de alerta de um sistema de quatro níveis. As autoridades mantiveram uma zona de exclusão de seis quilômetros ao redor do vulcão.

Mais de 6.000 moradores da ilha vizinha de Tagulandang, lar de cerca de 20.000 pessoas, foram evacuados fora da zona de exclusão, disse um oficial local na sexta-feira. As autoridades estimaram anteriormente que mais de 11.000 pessoas precisariam ser evacuadas devido ao aviso da agência de vulcanologia sobre rochas vulcânicas, nuvens quentes e fluxos de lava.

Os moradores foram aconselhados a usar máscaras para evitar problemas respiratórios, disse a agência em um comunicado. A atividade mais recente do estratovulcão também levou as autoridades a estender o fechamento do aeroporto internacional Sam Ratulangi na capital provincial de Manado, a mais de 100 quilômetros de distância.

O aeroporto, inicialmente programado para reabrir no sábado, permanecerá fechado até domingo, pois cinzas vulcânicas do Monte Ruang foram detectadas ao redor dele, disse Ambar Suryoko, chefe da autoridade aeroportuária da região de Manado, em um comunicado. A Indonésia, uma vasta nação arquipélago, experimenta frequentemente atividades sísmicas e vulcânicas devido à sua posição no “Anel de Fogo” do Pacífico.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.