Anúncios

Alina Souza/Arquivo

Bariloche, no Sul da Argentina, teve uma grande nevada ontem (foto). Nevou ainda em outros pontos da região patagônica e na província de Mendoza. Essa massa de ar frio vai intensificar a instabilidade nesta quarta-feira na região do Prata e aumentar a chuva em parte do Rio Grande do Sul.

A frente fria na dianteira do sistema avançará pelo Estado amanhã e vai encontrar ar mais quente na sua dianteira. Por isso, a MetSul Meteorologia alerta que a quinta-feira será de tempo muito instável no território gaúcho com chuva que vai ser forte a intensa em muitas cidades.

Os acumulados somente amanhã devem passar de 50 mm em muitas cidades com marcas de 75 mm a 100 mm em alguns. É alta a probabilidade tempestades amanhã no Rio Grande do Sul.

Projeção de chuva do modelo canadense para quinta-feira

 

Projeção de chuva do modelo norte-americano para quinta-feira

As condições vão ser muito favoráveis à formação de nuvens bastante carregadas, capazes de gerar temporais. Há o risco de vendavais localizados e a probabilidade de granizo localizado é muito alta. Em alguns pontos, o granizo pode ser de tamanho mediano a grande. A instabilidade deve vir ainda com muitos raios com fortes trovoadas em diversas localidades. Tempestades também atingirão também Santa Catarina e o Paraná entre amanhã e a sexta-feira.

Na sexta-feira, apesar de o tempo não firmar, a instabilidade enfraquecerá no Rio Grande do Sul com precipitação bem mais fraca e isolada no decorrer do dia.  

Anúncios