Até quando vai o frio? Estados do Sul e parte do Sudeste enfrentam um períodos de frio muito intenso neste fim de agosto com temperatura muito baixa para esta época do ano e em vários pontos as menores de 2023 tanto nas mínimas como nas máximas do dia.
O Rio Grande do Sul amanheceu nesta segunda com 6,5ºC abaixo de zero, a menor marca do ano no estado, observada em São José dos Ausentes. Dezenas de cidades amanheceram com temperatura abaixo de zero. Porto Alegre teve mínima oficial de 3,8ºC no Jardim Botânico, a menor do ano na capital gaúcha e a mais baixa em agosto desde 2018, mas no Sul da cidade chegou a fazer 0,2ºC em medição da Secretaria da Agricultura.
A cidade de São Paulo teve nesta segunda-feira a terceira tarde muito fria seguida com marcas entre 12ºC e 14ºC na maioria dos bairros às 15h. Ontem, a capital paulista registrou a tarde mais fria do ano com marcas de até 9ºC no meio da tarde.
A cidade do Rio de Janeiro experimenta uma sequência de tardes de temperatura baixa. Ontem foi registrada a menor temperatura máxima do ano na rede de estações do Alerta Rio com 19,3ºC às 13h45 na estação Guaratiba.
Então, é natural que as pessoas se perguntem: até quando vai o frio? Será que a temperatura vai seguir baixa no restante desta semana? Ou o frio vai dar uma aliviada no Sul e no Sudeste do Brasil?
Pois, no caso do Rio Grande do Sul, a tendência é de as noites seguirem ainda frias durante os próximos dias. Ocorre que o ar frio enfraquece e as mínimas e as máximas tendem a se elevar gradualmente. Assim, embora siga frio à noite, não vai estar tão gelado como neste começo de semana.
A exceção fica por conta desta terça e da quarta-feira que ainda devem ter mínimas bastante baixas na madrugada e ao amanhecer com até 6ºC a 8ºC no Jardim Botânico e abaixo de 5ºC no Sul da cidade, no caso de Porto Alegre. Nos Aparados, na região de Ausentes, as madrugadas seguirão muito frias até sexta-feira com marcas ou negativas ou pouco acima de 0ºC com o perfil muito seco da atmosfera.
Esta terça, por exemplo, pode amanhecer com até 3ºC abaixo de zero na localidade dos Campos de Cima da Serra, do Rio Grande do Sul. Condição semelhante para o Planalto Sul de Santa Catarina, que voltará a ter mínimas abaixo de zero nesta terça e seguirá com noites muito frias até sexta.
Em Curitiba, no Paraná, onde as máximas e não as mínimas têm sido baixas, com 9ºC às 15h desta segunda no aeroporto em São José dos Pinhais, a tarde desta terça ainda é fria, mas já com marcas maiores que as de hoje. De quarta em diante, com sol, são esperadas tardes muito mais agradáveis na capital paranaense.
Na cidade de São Paulo, por sua vez, o frio à tarde começa a perder força e a tarde desta terça já será muito mais amena com máximas de 18ºC a 19ºC em muitos bairros. Marcas mais altas são previstas para quarta e quinta. As tardes de sexta e sábado serão de agradáveis a quentes com marcas acima de 25ºC e que podem atingir 28ºC a 29ºC no sábado.
No Rio de Janeiro, como o tempo segue instável com chuva até quarta, a temperatura tende a seguir baixa na capital fluminense. De quinta em diante, com tempo mais aberto e a presença do sol, aquece bastante e as marcas nos termômetros voltam a ficar perto do que é normal para esta época do ano.