Anúncios

Rio de Janeiro enfrenta uma semana de Natal escaldante com marcas de até 40ºC, mas o calor não vai embora tão cedo e a previsão da MetSul Meteorologia indica ainda muitos dias de temperatura alta pela frente.

Calor no Rio de Janeiro vai persistir por mais uma semana | PABLO PORCIUNCULA/AFP/METSUL

Entre os dias 21 e 25 de dezembro, as temperaturas máximas medidas pelo Alerta Rio indicaram calor excessivo a extremo na cidade do Rio de Janeiro com dois dias em que as máximas passaram de 40ºC.

No dia 21, os termômetros indicaram 35,4°C em Santa Cruz, enquanto no dia 22 a máxima foi ainda maior, alcançando 35,9°C na estação de Barra/Riocentro. O calor se intensificou de forma significativa no dia 23, quando Guaratiba registrou 40,0°C, uma das marcas mais altas do mês.

No dia 24, novamente em Guaratiba, a máxima ficou muito próxima, com 39,7°C, mantendo o padrão de calor extremo. Já no dia 25, o pico do período foi registrado, com 40,1°C em Guaratiba.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o Rio de Janeiro registrou 973 atendimentos médicos possivelmente associados ao calor em um intervalo de apenas dois dias. O volume elevado de ocorrências coincide com a onda de calor intenso que afeta a capital fluminense e mantém a cidade em nível 3 de calor, em uma escala que varia de 1 a 5.

A previsão do tempo da MetSul Meteorologia aponta que o calor vai persistir. Até o dia 31 de dezembro ou 1º de janeiro a tendência é de máximas ao redor e acima de 35ºC na cidade do Rio de Janeiro com alguns dias em que as máximas devem ficar entre 38ºC e 40ºC.

De acordo com os dados analisados pela equipe da MetSul, uma mudança de padrão deve ocorrer no começo do ano com muita nebulosidade e chuva frequente, por vezes forte a intensa, na primeira semana de 2026. Com a chuva, a sequência de dias de calor excessivo será interrompida.

Anúncios