Anúncios

Chuva intensa com temporais vem castigando a Bahia com alagamentos, destelhamentos, quedas de árvores, deslizamentos de terra e interrupções no fornecimento de energia. Cidades do interior baiano e a capital enfrentaram transtornos com volumes de chuva que chegaram a 146 mm em Araci e registros de danos estruturais em diversas regiões.

REDES SOCIAIS

Em Salvador, onde o acumulado chegou a 80 mm em apenas uma hora, a chuva provocou alagamentos em vias importantes. Houve deslizamentos e queda de árvores, como na Avenida Luís Eduardo Magalhães. A Defesa Civil registrou 21 ocorrências, incluindo ameaças de desabamento, infiltrações, desabamento de muros e deslizamentos de terra.

As travessias marítimas entre Salvador e Mar Grande, Itaparica, e para Morro de São Paulo foram suspensas pela Capitania dos Portos. Em alguns bairros, moradores tiveram casas invadidas pela água, perderam móveis e improvisaram estruturas para proteger eletrodomésticos e animais. No bairro Tancredo Neves, uma loja foi invadida por enxurrada e um carro ficou submerso.

O mau tempo também afetou eventos culturais. O show comemorativo dos 20 anos de carreira do cantor Léo Santana foi adiado para domingo. Apresentações na Pituba, no Pelourinho e no Rio Vermelho foram canceladas.

No interior do estado, os impactos foram significativos. Em Feira de Santana, bairros ficaram mais de quatro horas sem energia devido a falha no sistema de transmissão. Em Araci, ruas ficaram alagadas e moradores ficaram ilhados, com acumulado de 146 mm em 24 horas. Pontos de apoio foram abertos para acolher possíveis desabrigados.

Em Mutuípe, a chuva forte alagou ruas e invadiu casas, principalmente nos bairros Centro, Cajazeiras e Loteamento Dom Vital. Já em Conceição do Coité, uma estrutura de barragem cedeu após o acúmulo de água, e um apagão deixou a cidade às escuras após danos causados por raios na subestação.

Riachão do Jacuípe, Candeal, Biritinga e Serrinha registraram chuva forte, mas sem ocorrências graves. Em Serrinha, um evento do Dia da Consciência Negra foi cancelado. No sul da Bahia, Gandu registrou destelhamentos e alagamentos, enquanto em Ilhéus um idoso ficou ferido após o desabamento de uma casa de madeira.

Mas até quando vai a chuva? Na cidade de Salvador, esta sexta-feira é ainda um dia de alto risco de chuva por vezes forte a intensa. A possibilidade de chuva por vezes forte na capital baiana persiste ainda durante parte dos sábado. A partir do domingo cede a instabilidade e o risco de chover forte diminui.

Já no interior da Bahia, o risco de chuva localmente forte prossegue hoje e durante o fim de semana. No começo da semana, a possibilidade de  chuva forte isolada vai se concentrar mais em áreas próximas de Minas Gerais.

Anúncios