Uma onda de tempestades é iminente em países do Cone Sul da América do Sul. O Serviço Meteorológico Nacional da Argentina emitiu um raro alerta vermelho para este domingo nas províncias de Entre Ríos e Corrientes, em áreas limítrofes com o Oeste do Uruguai e o Oeste do Rio Grande do Sul.
Conforme a página do SMN da Argentina, um alerta vermelho, o mais alto da escala de avisos meteorológicos, é emitido quando “se esperam fenômenos meteorológicos excepcionais com potencial de provocar emergências ou desastres”.
O alerta vermelho compreende cinco departamentos de Entre Río. O restante da província estará sob alerta laranja. Os departamentos de Concordia, Federal, Federación, Feliciano e San Salvador são os atingidos pela previsão mais severa.
“A área será afetada por tempestades que podem variar de forte a severa intensidade, com forte atividade elétrica, chuva intensa em curtos períodos, granizo e, especialmente, rajadas de vento que podem superar os 120 km/h”, indicou o SMN.
O alerta laranja abrange os departamentos de Paraná, La Paz, Nogoyá, Villaguay, Diamante, Gualeguay, Victoria, Gualeguaychú, Uruguai, Colón e Islas del Ibicuy. Nestas áreas, o SMN antecipa “tempestades fortes a localmente severas com chuva forte, frequente atividade elétrica, granizo de diversos tamanhos e, principalmente, rajadas muito intensas que podem superar os 90 km/h”.
O Instituto Uruguaio de Meteorologia (Inumet) emitiu um comunicado à população também alertando para tempestades fortes a severas que vão atingir o país vizinho durante este domingo.
“Desde as primeiras horas do domingo espera-se uma piora do tempo pelo sudoeste do país com a formação de tempestades fortes e pontualmente severas. Essa piora começará a se deslocar para o centro e o norte do país após o meio-dia, onde são esperados os fenômenos mais significativos, associados a tempestades com rajadas de vento muito fortes e precipitações localmente intensas”, adverte o Inumet.
“Nas áreas de tempestade, poderão ser registradas rajadas de vento muito fortes, chuvas abundantes, queda de granizo e intensa atividade elétrica. Após a passagem deste sistema de tempestades, espera-se um aumento na intensidade do vento de sudoeste, especialmente nas áreas costeiras, que deverá continuar ao longo da segunda-feira”, informa o órgão de Meteorologia uruguaio.
Como a MetSul Meteorologia vem informando, a mesma onda de tempestade que vai afetar a Argentina e o Uruguai deverá atingir o Sul do Brasil entre este domingo e a segunda-feira.
Existe um elevado risco de tempestades localmente fortes a severas com chuva torrencial de curta duração com altos volumes, muitos raios, queda de granizo de variado tamanho (até médio a grande) e ainda de vendavais.
Não pode ser descartada a formação de algumas supercélulas de tempestade durante o período de instabilidade mais intensa previsto, o que poderá gerar temporais isolados muito severos com vento destrutivo acima de 100 km/h e mais isoladamente acima de 120 km/h.
Os primeiros temporais isolados podem começar a ocorrer a partir do fim da manhã e o começo da tarde, mas a instabilidade deve ser maior do meio ou final da tarde para a noite deste domingo e ainda na madrugada da segunda-feira, entretanto o período que consideramos de maior perigo para tempo severo será a noite do domingo e a madrugada da segunda-feira, quando devem se produzir as tempestades mais fortes com o avanço de uma poderosa linha de instabilidade.
Sob o cenário que se apresenta em todos os dados analisados por nossa equipe, diante do risco de tempo severo muito alto, os temporais entre este domingo e o começo da segunda podem causar alagamentos, destelhamentos, quedas de árvores e de postes, e ainda colapso de estruturas. A rede elétrica pode ser bastante impactada com número elevado de pessoas sem luz.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.