Esta segunda-feira foi mais um dia em que vários pontos do Rio Grande do Sul registraram chuva localizada e passageira como consequência do ar quente e úmido de origem tropical que atua sobre o estado.
Em Porto Alegre, por exemplo, choveu no meio da tarde em vários bairros ao Norte da cidade enquanto no Sul da capital o sol aparecia. A instabilidade afetou mais cidades da área metropolitana de Canoas para o Norte.
Esse padrão de ar quente e úmido favorecendo chuva localizada e passageira, principalmente da tarde para a noite, vai persistir. Isoladamente, a chuva pode ser até forte e com risco de temporais, possibilidade que cresce na quarta.
A massa de ar quente e úmido de origem tropical segue atuando no Rio Grande do Sul nesta terça-feira. Os gaúchos vão enfrentar mais um dia quente e abafado com mínimas altas, em muitas cidades acima de 20ºC, e uma tarde quente com marcas ao redor dos 30ºC.
O sol aparece com nuvens em quase todo o estado nesta terça, mas ocorrem períodos com maior nebulosidade. A combinação de calor e umidade alta favorece convecção – que é o movimento ascendente do ar – que forma nuvens mais verticais e favorece chuva isolada e passageira, especialmente da tarde para a noite.
Na quinta-feira, a tendência é de uma frente fria cruzar pelo território gaúcho com chuva e queda de temperatura. Na sequência, uma massa de ar mais frio e seco vai ingressar no Rio Grande do Sul.
A nova massa de ar proporcionará dias de sol com noites mais amenas e temperatura agradável durante a tarde no próximo fim de semana. Na Serra, no fim de semana, algumas cidades podem ter até um pouco de frio durante a noite.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.