Anúncios

A temperatura ontem à tarde em Santa Cruz do Sul chegou a 30,6ºC. Na mesma hora, os termômetros marcavam 12ºC em Uruguaiana, logo quase 19ºC. Isso porque uma frente fria começou a ingressar no Estado ontem pelo Oeste, derrubando a temperatura, o que se repetirá hoje em todo território gaúcho.

A frente está associada a um ciclone na costa da província de Buenos Aires e que impulsiona ar seco e frio pelo interior da América do Sul. Ontem chegou a nevar nas partes altas da província argentina de Córdoba.


O ar seco e frio firma o tempo hoje inicialmente no Oeste e no Sul e até o fim do dia em todo o Rio Grande do Sul. Essa melhora do tempo é especialmente bem-vinda no Uruguai. O número de desalojados pelas enchentes no país vizinho chegava ontem à noite a mais de 5800 pessoas. A localidade de Mercedes (foto) estava debaixo d’água.

Com o ar frio e um centro de alta pressão atuando sobre o Sul do Brasil, as próximas madrugadas vão ser frias com mínimas de um dígito em praticamente todas as localidades gaúchas e que podem ficar ao redor de 0ºC nas partes mais altas do Estado. Não se pode descartar que ocorra a primeira mínima negativa de 2019 no Rio Grande do Sul.


Com a temperatura muito baixa na madrugada, a tendência é de geada em algumas regiões como áreas mais altas da Metade Norte e na Campanha. Essa incursão fria é de curta duração e se espera o retorno da temperatura elevada com calor em pleno inverno climático durante o fim de semana e no começo da semana que vem.  

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

 

Anúncios