Massa de ar muito quente vai invadir o Rio Grande do Sul neste fim de semana e trazer elevação muito acentuada da temperatura com um sábado abafado e um domingo que promete ser de calor intenso e temperaturas máximas típicas do auge do verão, adverte a MetSul Meteorologia.
Nesta sexta-feira, muitas nuvens cobrem o território gaúcho com chuva e garoa durante o dia em diversos pontos do estado, o que impede um maior aquecimento na maioria das cidades gaúchas. As máximas ficam apenas entre 22ºC e 25ºC em grande parte dos municípios do estado.
O cenário muda neste sábado, quando se espera que a nebulosidade entre em gradual diminuição e o sol apareça com nuvens no decorrer do período em muitos pontos do Rio Grande do Sul, embora ainda chova em parte do sábado em algumas regiões.
Com a diminuição da nebulosidade e o ingresso de ar mais quente, as máximas na tarde do sábado devem ser mais elevadas no estado. Ficam ao redor e acima dos 30ºC junto à Fronteira Oeste da região de Uruguaiana até o Noroeste gaúcho. No restante do estado, a maioria das localidades deve ter máximas entre 27ºC e 30ºC. Na Grande Porto Alegre, haverá pontos com 28ºC a 29ºC.
O pior do calor está reservado para o domingo, quando se espera ingresse ar bastante quente no território gaúcho com condição pré-frontal, determinada pela aproximação de uma frente fria, o que resultará em elevação acentuada da temperatura.
O domingo será muito quente no Rio Grande do Sul com temperaturas máximas à tarde típicas do que se observa nos meses do auge do verão, muito acima da média histórica do começo de outubro.
A maior parte do território gaúcho terá no domingo máximas próximas e acima de 30ºC com muitos municípios marcando à tarde entre 32ºC e 35ºC. Nos vales e no Noroeste, os termômetros podem indicar em alguns pontos máximas de 35ºC a 37ºC.
Porto Alegre pode ter marcas de até 34ºC ou mais enquanto em pontos da área metropolitana os termômetros podem indicar até 35ºC ou 36ºC. Mesmo na Serra se projeta calor com máximas acima de 30ºC em diversas cidades e registros de até 32ºC a 33ºC em alguns municípios serranos.
Os mapas a seguir mostram as anomalias de temperaturas (desvios da média) que são projetados pelo modelo meteorológico alemão Icon para as tardes do sábado e domingo no Sul do Brasil.
METSUL
METSUL
Como se observa nos mapas, tanto a tarde de sábado como a do domingo terá marcas acima das médias climatológicas desta época do ano, mas no domingo os desvios vão ser muito significativos com máximas muito superiores às normas climatológicas de outubro.
Tome-se o caso de Porto Alegre. A temperatura máxima média histórica de outubro na capital gaúcha é de 25,2ºC, ou seja, máximas como se prevê de até 33ºC ou 34ºC para o domingo são 8ºC a 9ºC acima da normal climatológica desta época do ano.
O alívio do calor vem na segunda-feira com uma frente fria. O começo do dia será ainda muito quente com uma madrugada de temperatura bastante alta na Metade Norte do estado, mas no decorrer da segunda a frente fria avança com chuva e traz queda da temperatura com uma tarde de marcas muito inferiores às da véspera.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.