Região segue sob influência de um centro de alta pressão

Uma massa de ar muito seco associada a um centro de alta pressão cobre o Rio Grande do Sul, inibindo a possibilidade de chuva e trazendo uma sequência prolongada de dias de sol e baixa umidade relativa do ar durante a tarde.

Prevalece um padrão de grande estabilidade da atmosfera. Foi o que se viu ontem e deve se repetir nos próximos dias. Na tarde de ontem, os menores valores de umidade do ar registrados pelas estações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)foram de 25% em Dom Pedrito, 26% em Quaraí e São Vicente do Sul, 27% em Alegrete e Santiago, 28% em Livramento e São Gabriel, e 29% em Bagé, Rio Pardo e São Borja. Muitas áreas, assim, ficaram abaixo dos 30% de umidade.

Em Porto Alegre, a menor umidade no Jardim Botânico foi 35% e no aeroporto igualmente de 35%. Mesma marca na base aérea de Canoas: 35%.

Foi esse ar seco que trouxe o tempo muito aberto ontem e significativa amplitude térmica. Santa Rosa teve mínima de 8,4ºC e máxima de 30,7ºC.

Nos próximos dias, não se espera grande mudança nesse quadro. O sol seguirá a predominar, mas são esperadas nuvens. A temperatura estará em elevação, especialmente no final da semana, e o fim de semana deve ter muito calor.

E a tão aguardada chuva seguirá ausente, o que vai agravar a estiagem no Rio Grande do Sul.