Anúncios

Ar muito frio tomará conta do Rio Grande do Sul nesta terça-feira

A MetSul alerta que haverá uma intensa incursão de ar polar no Rio Grande do Sul entre amanhã e quarta-feiraassociada a um potente centro de alta pressão de quase 1040 hPa sobre o Uruguai.

Será o ar mais frio em intensidade ao alcançar o Estado até agora no ano, masnão o evento de frio mais intenso deste ano. Por quê? Diferentemente dos episódios de julho e de dias atrás, a atuação do ar polar será brevíssima. Assim, não teremos uma onda de frio com vários dias de temperatura muito baixa em sequência. Já na quarta o ar polar começará a enfraquecer rapidamente da tarde pra noite e na quinta se espera forte elevação da temperatura durante o dia.


O período mais frio será a terça, a quarta e a madrugada de quinta, entretanto chamamos atenção que o período particular entre a noite de amanhã e a manhã de quarta será gélido pelo agravante do vento que trará sensação negativa em grande parte do Estado. Antes das 21h amanhã já haverá cidades com temperatura abaixo de zero.

Vento e temperatura baixa podem determinar geada negra (congelamento da seiva da planta) na noite de terça para quarta e se espera geada em muitas cidades do Oeste e do Norte gaúcho no amanhecer da quarta. No Leste, nuvens e vento podem dificultar o fenômeno.


A possibilidade de nevar é muito discutível. Há dados que indicam chance, mas essa é pequena e mais limitada a pontos perto da borda da Serra e próximos da costa como São Francisco de Paula e Cambará do Sul. O que pode cair é a chuva congelada em pontos do Sul e do Leste gaúcho amanhã e na quarta, inclusive em localidades de baixa altitude.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

 

Anúncios