Uma massa de ar frio, a segunda deste ano, avança neste começo de semana rumo ao Brasil a partir da Argentina e vai proporcionar um alívio dos dias de calor intenso do Rio Grande do Sul ao Rio de Janeiro, antecipa a MetSul Meteorologia.

METSUL
A incursão marca a segunda entrada de ar frio mais significativa no país em 2026, embora com intensidade inferior à registrada na primeira semana de janeiro. Ainda assim, o sistema será suficiente para provocar uma queda expressiva das temperaturas, trazendo alívio térmico após dias de calor acima da média.
Nesta segunda-feira, o ar frio se espalha por grande parte da Região Sul, influenciando também áreas do Sudeste e do Mato Grosso do Sul. No decorrer da terça-feira, a influência do sistema passa a se concentrar mais no Leste da Região Sul e em áreas próximas ao litoral do Sudeste, como o Leste de São Paulo e o Rio de Janeiro.
Mapas de modelos meteorológicos de referência internacional mostram que a abrangência dessa massa de ar frio será extensa, ainda que seu impacto seja mais moderado em comparação a eventos típicos do inverno.
Trata-se de uma massa de ar frio com trajetória predominantemente marítima, característica comum durante o verão. Diferentemente das incursões de ar polar mais intensas do inverno, que avançam pelo interior do continente e podem alcançar até a região amazônica, esse tipo de sistema atua mais próximo da costa.
Por isso, seus efeitos costumam ser menos duradouros e mais suaves, ainda que suficientes para mudar de forma perceptível a sensação térmica. No Sul do Brasil, a principal consequência será o alívio do calor.
Como ocorre em incursões de ar frio nesta época do ano, não se espera frio intenso durante o dia, mas sim noites mais amenas ou frias e tardes agradáveis. Esses episódios também tendem a ter curta duração, com o aquecimento retornando poucos dias depois.
Mesmo assim, as madrugadas entre esta segunda e a quarta-feira devem registrar temperaturas abaixo da média no Rio Grande do Sul. No território gaúcho, áreas do Sul do estado e da Campanha podem ter mínimas entre 10ºC e 12ºC nas madrugadas de segunda e terça-feira.
Em Porto Alegre, os termômetros podem marcar entre 15ºC e 17ºC nas madrugadas de terça e quarta, enquanto pontos da região metropolitana podem registrar valores ainda menores, entre 13ºC e 14ºC.
Já nas áreas mais elevadas dos Campos de Cima da Serra, as mínimas podem ficar entre 5ºC e 7ºC, reforçando a sensação de frio típico das madrugadas de verão sob influência de ar mais frio. Em Santa Catarina, o frio será mais sentido no Planalto Sul, especialmente por causa da altitude.
As madrugadas de terça e quarta-feira podem registrar temperaturas ao redor ou ligeiramente abaixo de 5ºC, criando uma condição limite para a ocorrência de geada fraca e isolada em baixadas da região de São Joaquim.
No Paraná, a capital Curitiba também deve sentir o impacto, com mínimas próximas de 12ºC ou 13ºC de terça a sexta.
No Sudeste, a massa de ar frio começa a ingressar em São Paulo entre segunda e terça-feira, encerrando uma sequência de dias marcados por instabilidade. As madrugadas de quarta a sexta-feira tendem a apresentar temperaturas baixas para esta época do ano, variando entre 14ºC e 16ºC, com possibilidade de marcas ainda menores em alguns pontos da capital paulista. As tardes, por sua vez, devem ser predominantemente amenas a agradáveis ao longo da semana.
No Rio de Janeiro, o ar mais frio chega durante a terça-feira. O principal efeito será a redução do calor noturno e a moderação das temperaturas diurnas, com máximas abaixo do padrão normal para o período, girando em torno de 30ºC.
Além disso, áreas de maior altitude do Sudeste, como a Serra da Mantiqueira e o Sul de Minas Gerais, podem registrar madrugadas mais frias no meio da semana, reforçando o contraste com o calor recente.
A primeira massa de ar frio de 2026, registrada no início de janeiro, foi mais intensa e chegou a provocar geada em áreas elevadas do Sul do país. Na ocasião, municípios dos Campos de Cima da Serra no Rio Grande do Sul e do Planalto Sul de Santa Catarina registraram temperaturas excepcionalmente baixas para o verão, com marcas próximas de 0ºC em algumas localidades.
