O cenário hoje na nova orla do Guaíba é muito diferente do registrado ontem, quando a maior cheia do Guaíba em 82 anos trouxe inundações na capital e cobriu muitos trechos da orla de água. A água recuou e as comparações com o dia de ontem impressionam.
O nível do Guaíba no final da manhã desta quinta-feira na medição eletrônica da régua do Cais Mauá era de 2,84 metros. Ontem, no mesmo horário, era atingido o pico da cheia histórica com registro de 3,18 metros.
Foi a maior cheia desde a grande enchente de 1941. O valor de 3,18 metros superou, assim, as cotas alcançadas nas duas maiores enchentes desde o trágico abril e maio de 1941: 3,13 metros em setembro de 1967, quando as águas chegaram até as avenidas Júlio de Castilhos e Borges de Medeiros, e os 2,97 metros em outubro de 2015.
Equipes da Prefeitura com garis do Departamento Municipal de Limpeza Urbana estavam na nova orla do Guaíba na manhã de hoje para realizar a limpeza da área, afinal as águas da enchente deixaram muitos detritos e sujeira acumulados na região ribeirinha do Guaíba.
Veja em fotos do fotógrafo Fernando Oliveira como estavam diferentes pontos da nova orla de Porto Alegre ontem, com o Guaíba a 3,18 metros, e na manhã de hoje com o nível baixando e caindo abaixo de 2,90 metros.
Praça de brinquedos
Caminho da Orla
Equipamentos de ginástica
Bar panorâmico
Calçadão e esplanada
.