Anúncios

O cenário hoje na nova orla do Guaíba é muito diferente do registrado ontem, quando a maior cheia do Guaíba em 82 anos trouxe inundações na capital e cobriu muitos trechos da orla de água. A água recuou e as comparações com o dia de ontem impressionam.

O nível do Guaíba no final da manhã desta quinta-feira na medição eletrônica da régua do Cais Mauá era de 2,84 metros. Ontem, no mesmo horário, era atingido o pico da cheia histórica com registro de 3,18 metros.

Foi a maior cheia desde a grande enchente de 1941. O valor de 3,18 metros superou, assim, as cotas alcançadas nas duas maiores enchentes desde o trágico abril e maio de 1941: 3,13 metros em setembro de 1967, quando as águas chegaram até as avenidas Júlio de Castilhos e Borges de Medeiros, e os 2,97 metros em outubro de 2015.

Equipes da Prefeitura com garis do Departamento Municipal de Limpeza Urbana estavam na nova orla do Guaíba na manhã de hoje para realizar a limpeza da área, afinal as águas da enchente deixaram muitos detritos e sujeira acumulados na região ribeirinha do Guaíba.

Veja em fotos do fotógrafo Fernando Oliveira como estavam diferentes pontos da nova orla de Porto Alegre ontem, com o Guaíba a 3,18 metros, e na manhã de hoje com o nível baixando e caindo abaixo de 2,90 metros.

Praça de brinquedos

FERNANDO OLIVEIRA

FERNANDO OLIVEIRA

Caminho da Orla

FERNANDO OLIVEIRA

FERNANDO OLIVEIRA

Equipamentos de ginástica

FERNANDO OLIVEIRA

Bar panorâmico

FERNANDO OLIVEIRA

FERNANDO OLIVEIRA

Calçadão e esplanada

 

FERNANDO OLIVEIRA

.