Uma estranha formação no céu de Caracas, capital da Venezuela, causou espanto na população local ontem que assistia pasma a presença de um grande anel preto sobre a Rodovia Pan-Americana e outros pontos da cidade.

REPRODUÇÃO
Os vídeos viralizaram nas redes sociais venezuelanas. A formação no céu foi observada principalmente na localidade de Coche, em Caracas, com pessoas concentradas nas ruas filmando com os seus celulares o estranho anel no céu.
Meteorologistas e jornalistas locais rapidamente foram em busca de informações para tentar entender e desvendar o mistério do círculo preto no céu da capital venezuelana. E encontraram a resposta.
De pronto, o meteorologista venezuelano Luis Vargas explicou em sua conta no Instagram que esses anéis são formados por combustão, citando possíveis causas como a expulsão de gases de chaminés industriais, explosões de transformadores ou efeitos pirotécnicos (fogos de artificio).
Vargas enfatizou que fenômenos semelhantes, gerados por vulcões, costumam ser brancos, descartando essa possibilidade no caso de Caracas. Ele também observou que a forma, a duração e a propagação do anel dependem das condições atmosféricas.
A resposta definitiva veio pela apuração do jornalista venezuelano Román Camacho, que negou veementemente teorias de naves espaciais ou invasões alienígenas. Segundo a sua apuração, a origem foi humana. Houve uma “explosão controlada” perto da localidade de La Rinconada.
#20Mayo · Avistan extraño fenómeno en el cielo de los Altos Mirandinos y ahora en la zona de El Valle #Caracas
Quienes han logrado verlo quedan con la incógnita por tan inexplicable suceso, #Venezuela pic.twitter.com/KjKlhdIzwa
— La Verdad Vargas (@LaVerdadVargas) May 20, 2025
🌀🇻🇪 Es tendencia "Formación anular"
En la parroquia Coche de Caracas, se visualizó una formación anular en el cielo. pic.twitter.com/boJiKltrrO
— ¿POR QUÉ ES TENDENCIA EN 𝕏? (@ULTIMAHORAENX) May 20, 2025
Depois, com a comoção causada pela nuvem no céu da capital da Venezuela, surgiu o vídeo da explosão controlada que deu origem ao anel preto que pairou na atmosfera de Caracas.
— Hereje66 (@Hereje6617030) May 21, 2025
Anéis de vórtice pretos no céu são fenômenos raros que chamam a atenção por sua forma circular perfeita, movimento estável e coloração escura, parecendo “portais” ou “buracos” flutuando no ar.
Esses anéis são, na verdade, formações de fumaça ou fuligem geradas. A coloração preta geralmente vem da queima incompleta de combustível, carvão ou outro material orgânico.
Dezenas de casos foram registrados ao redor do mundo nos últimos anos, inclusive no Brasil e na América do Sul. Em 2014, um anel negro gigante foi observado em Leamington Spa, no Reino Unido, intrigando moradores e viralizando nas redes sociais — depois foi atribuído a uma explosão controlada em um parque temático próximo.
Outro caso semelhante ocorreu em Chicago, em 2006, ligado a uma instalação industrial. Mais recentemente, em 2023, vídeos de um anel negro sobre Astana, no Cazaquistão, geraram teorias conspiratórias, mas foram explicados como resultado de uma explosão técnica.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.