Anúncios

“Que as autoridades municipais não subestimem o frio deste fim de semana. Com uma crescente população moradora de rua, risco de vítimas por hipotermia será alto. Não será um frio ordinário”. Esse foi o alerta publicado hoje pela MetSul em suas redes sociais e se justifica. 


Ar polar já traz dia muito frio amanhã, mas uma “bolha” de ar muito mais gelado alcança o Estado entre sexta e sábado. Mínimas negativas são esperadas até terça, mas o pior ocorrerá na sexta e no fim de semana. 

Na sexta, o dia inteiro será por demais frio com marcas em alguns pontos (de Serra) abaixo dos 5ºC em plena tarde. O vento ainda piorará a sensação térmica que será por vezes negativa. O avanço de instabilidade pelo Sul e o Leste gaúcho pode trazer chuva congelada e neve. 

Todos os modelos no começo da semana indicavam chance de neve na sexta e no começo do sábado. Hoje, não há consenso e alguns modelos não prognosticam o fenômeno. Entre os modelos que insistem no indicativo está o WRF que aponta maior probabilidade de nevar na área de São Francisco de Paula. 

No fim de semana, ar seco toma conta de todo o Estado. Com a atmosfera seca, vento calmo e céu estrelado, garantidos por um centro de alta pressão de mais de 1030 hPa exatamente sobre o Sul do Brasil, a madrugada de domingo será a mais gelada desta onda de frio com mínimas abaixo de zero em mais de 90% dos municípios gaúchos.

Vai gear em quase todas as cidades gaúchas e talvez até nas praias. A geada será forte na maioria das localidades e severa em algumas com congelamento no domingo, mas já no sábado geará na maioria dos municípios. 


Porto Alegre deve ter 0ºC ou 1ºC nos bairros mais frios e na região metropolitana as mínimas devem cair abaixo de zero. Em grande parte do interior os termômetros devem indicar entre -1ºC e -4ºC no amanhecer do domingo, mas nas baixadas do Planalto, da Serra do Sudeste, Serra do Nordeste e Aparados a temperatura cairá muito mais com mínimas entre -6ºC e -9ºC.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

 

Anúncios