Anúncios

Ar frio já cobre o Rio Grande do Sul e foi responsável por uma segunda-feira de temperatura baixa que começou gelada no Sul gaúcho. Confira as principais mínimas da madrugada de hoje:

Herval: 3,3°C
Bagé: 4,5°C
Canguçu: 4,7°C
Pinheiro Machado: 4,8°C
Livramento: 5,2°C
Caçapava: 5,8°C
Dom Pedrito: 5,8°C
Santa Vitória do Palmar: 5,9°C
Jaguarão 6,0°C
Quaraí: 6,3°C
Encruzilhada: 6,8°C
Canela: 7,0°C
Uruguaiana: 7,1°C
Gramado: 7,2°C
São Francisco de Paula: 7,3°C
Farroupilha: 7,4°C
Santiago: 7,4°C
Teutônia: 7,4°C
Ausentes: 7,5°C
Morro Reuter: 7,7°C
São Sepé: 7,8°C
Caxias: 7,9°C
Garibaldi: 7,9°C
Pelotas: 7,9°C
Rio Grande: 7,9°C
São Gabriel: 8,0°C
Cambará: 8,1°C
Bento: 8,4°C
Tupanciretã: 8,4°C
Alegrete: 8,5°C
Salvador do Sul: 8,7°C
Itapuca: 8,9°C
Vila Nova do Sul: 8,9°C
Santa Maria: 9,0°C
Vacaria: 9,0°C
São Vicente do Sul: 9,0°C
Panambi: 9,4°C
Cruz Alta: 9,5°C
Soledade: 9,5°C
Cachoeira do Sul: 9,6°C
Camaquã: 9,6°C
Alto Feliz: 9,7°C
Lagoa Vermelha: 9,7°C
Restinga Seca: 9,7°C
Santa Cruz do Sul: 9,8°C
São Luiz Gonzaga: 9,8°C


Com o avanço de ar mais seco e frio, na grande maioria dos municípios gaúchos as mínimas desta segunda-feira ocorrem agora nesta noite, prenunciando um começo de terça-feira gelado para os gaúchos.

Até o final da semana, a temperatura estará em gradativo declínio com queda mais acentuada a partir de quinta-feira, quando uma “bolha” de ar extremamente frio vinda da região polar atingirá o Estado. Começa a esfriar mais fortemente na quinta e a sexta será um dia incomum de frio com menos de 10ºC o dia inteiro em quase todo o Rio Grande do Sul. Em cidades de maior altitude, a temperatura à tarde deve ficar ao redor de 0ºC ou negativa.

Com um cavado polar (área de menor pressão associada a ar extremamente frio), os dados indicam precipitação. E isso, claro, traz condições pra neve. Previsão de neve com maior precisão somente se faz no curto prazo.

Nas últimas horas, houve mudanças nas projeções de neve pelos modelos. Nas saídas do fim de semana e da madrugada de hoje (0Z), os modelos europeu e americano indicavam um evento significativo de neve com acumulação em muitos locais da Serra e Aparados, além do Planalto Sul Catarinense. Nas saídas da tarde desta segunda-feira (12Z), ambos os modelos reduziram não apenas a abrangência da neve como sua intensidade pela diminuição do frio em altitude e da precipitação. Veja a seguir a diferença na projeção do modelo americano da madrugada (acima) e da tarde de hoje (abaixo).

O modelo canadense concentra mais a neve em sua saída da tarde desta segunda nos Aparados e no Planalto Sul Catarinense, logo em áreas acima da cota de mil metros de altitude.

No fim de semana próximo, com o tempo aberto na maioria das regiões, as madrugadas terão geada generalizada e mínimas extremamente baixas, negativas na grande maioria dos municípios gaúchos.


Apesar do enfraquecimento do ar polar, as noites no Sul do Brasil seguirão geladas no começo da próxima semana com geada ampla e novas mínimas abaixo de zero.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

 

Anúncios