O cenário é de alto risco de tempestades, algumas fortes a severas, no final deste domingo e em parte da segunda-feira no Rio Grande do Sul depois de um domingo escaldante que chegou a ter temperaturas perto de 40ºC em algumas cidades do estado, alerta a MetSul Meteorologia.
FABIAN RIBEIRO
Uma massa de ar muito quente, úmida e instável cobre o Rio Grande do Sul, o que foi responsável por um domingo de temperatura muitíssimo acima do padrão desta época do ano com marcas acima de 30ºC na grande maioria das cidades gaúchas e superiores a 35ºC em diversas localidades, especialmente dos vales e da Grande Porto Alegre.
Estações meteorológicas no interior registraram máximas neste domingo de 38,7ºC em Santa Cruz do Sul; 38,1ºC em Bom Princípio e Teutônia; 37,9ºC em Colinas; 37,7ºC em Estrela e Venâncio Aires; 37,5ºC em Portão e Triunfo; 37,4ºC em Rio Pardo; 37,3ºC em Porto Xavier; 37,2ºC em Rolante; 37,0ºC em Lajeado e Taquara; 36,5ºC em Candelária; 36,4ºC em Santa Rosa; 35,8ºC em Santo Ângelo e Santa Maria; 35,4ºC em Encruzilhada do Sul; 35,4ºC em São Luiz Gonzaga; 35,2ºC em Cachoeira do Sul; e 35,0ºC em Restinga Seca.
A região metropolitana de Porto Alegre foi umas das regiões mais quentes do estado neste domingo com máximas de 37,8ºC em Sapucaia do Sul; 37,3ºC em São Leopoldo; 36,2ºC em Nova Santa Rita; e 36,1ºC em Gravataí. Em Porto Alegre, onde pancadas de chuva durante a tarde impediram maior aquecimento, a temperatura chegou a 33,5ºC com enorme abafamento pela umidade em dia com características amazônicas.
Como consequência da aproximação e do ingresso da frente fria, sob uma atmosfera muito quente e instável, as próximas horas são de alto risco de tempo severo no Rio Grande do Sul com possibilidade de chuva forte, muitos raios e tempestades localmente fortes de vento e granizo.
Na noite deste domingo, fortes áreas de instabilidade com chuva localmente torrencial, muitas descargas e temporais isolados afetam o Oeste e o Sul do estado, mas podem se estender a outros pontos como a faixa central e o Nordeste do estado.
No começo da segunda-feira, uma massa de ar frio não intensa começa a se aproximar e ingressar no estado gaúcho a partir da Argentina e do Uruguai, o que reforçará a frente e fará o sistema se movimentar para Norte, levando chuva generalizada a todas as regiões do território gaúcho no decorrer do dia.
A instabilidade atinge seu ponto máximo com o avanço do sistema frontal na madrugada e manhã desta segunda-feira. Existe a possibilidade de a frente organizar uma linha de temporais que trará chuva localmente forte e temporais, alguns isoladamente fortes a severos, com granizo e vendavais ao se deslocar pelo estado na primeira metade do dia.
Na tarde e noite desta segunda, a instabilidade associada à frente atua mais na Metade Norte gaúcha enquanto pelo Oeste e o Sul o tempo começará a melhorar gradualmente. Ainda nesta segunda, o sistema instabiliza o tempo em vários pontos de Santa Catarina e em parte do Paraná, como em setores do Oeste e do Sul paranaense.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.