Anúncios

A MetSul Meteorologia alerta para um novo sistema de tempestades que vai atingir o Sul e o Sudeste do Brasil nesta sexta-feira (12) e durante o fim de semana (13 e 14) com chuva forte a intensa que pode acumular altos volumes e ainda temporais isolados com possibilidade de vento e granizo.

ASAF SAAB DE SOUZA

O que vai ocorrer? Uma área de baixa pressão vai se aprofundar sobre o Paraguai com a formação de intensas áreas de instabilidade e nuvens de grande desenvolvimento vertical com chuva e temporais.

Na sequência, o centro de baixa pressão vai avançar para o Sul do Brasil, entre o Paraná e Santa Catarina, durante o fim de semana, antes de chegar ao mar sem que os dados indiquem no momento a formação de um ciclone extratropical.

A passagem deste centro de baixa pressão, que vai avançar de Oeste para Leste pelo Sul do Brasil, vai provocar chuva e tempestades com prováveis transtornos e riscos para a população. O Instituto Nacional de Meteorologia, inclusive, emitiu um alerta vermelho.

Conforme a nossa previsão na MetSul Meteorologia, a zona de risco é mais ampla que no alerta do órgão governamental. Entendemos como de maior perigo de tempo severo o Paraguai, as Metades Oeste e Norte do Paraná, o extremo Sul do Mato Grosso do Sul e parte de São Paulo (Oeste, Centro, Sul e o Leste).

As áreas de instabilidade vão se deslocar com chuva e temporais de Oeste para Leste no Sul do Brasil nesta sexta e vão alcançar São Paulo. No fim de semana, novas áreas de instabilidade se formam e devem seguir o mesmo caminho, afetando principalmente os estados do Paraná e São Paulo.

Santa Catarina deve ter chuva em grande número de cidades, mas tem risco menor de tempo severo. A instabilidade vai afetar ainda com chuva sem grandes volumes pontos do Noroeste e do Norte do Rio Grande do Sul.

A chuva que atingirá da tarde para a noite de hoje e durante o sábado pontos isolados da Metade Sul do Rio Grande do Sul não tem relação com estes sistema e vai avançar a partir do Uruguai.

Volumes de chuva

Os mapas abaixo mostram as projeções de chuva acumulada até às 21h de domingo, de acordo com os modelos WRF inicializados com os modelos norte-americano GFS e o europeu. Os dois modelos podem ser consultados pelo assinante (assine aqui).

METSUL

METSUL

O maior risco de chuva volumosa se concentra no Paraguai, no Oeste, Noroeste e o Norte do Paraná, onde vários pontos devem ter entre 100 mm e 200 mm, não se afastando acumulados isoladamente superiores. No Paraguai, em alguns locais isolados, a chuva poderá somar de 250 mm a 300 mm.

Há risco de chuva forte a intensa com volumes localmente elevados ainda em setores do estado de São Paulo, especialmente no Oeste, Centro, Sul e o Leste do território paulista no final da sexta e durante o fim de semana.

Risco de tempestades

É altamente provável que este sistema de baixa pressão provoque temporais isolados durante esta sexta e o fim de semana, especialmente nos estados do Paraná e São Paulo, não se afastando ocorrências localizadas de granizo e vendavais.

Os mapas a seguir mostram como a instabilidade deve evoluir nesta sexta, sábado e parte do domingo no Sul do Brasil e em São Paulo em que se observa a tendência de áreas com instabilidade intensa nos territórios paranaense e paulista.

METSUL

Embora já chova de manhã nesta sexta e no fim de semana em vários pontos, o risco de temporais será maior da tarde para a noite devido ao aquecimento diurno que estimula a formação de nuvens carregadas.

Preocupa a tendência de a cidade de São Paulo e a Grande São Paulo terem o risco de chuva por vezes forte a intensa com risco de temporais isolados com raios, vento e granizo no fim de semana e na segunda-feira.

Isso porque a região ainda estará sofrendo os efeitos na rede elétrica dos danos trazidos pelo vento do ciclone da quarta-feira (10) e que deixavam na manhã de hoje ainda milhões de pessoas sem luz. O mau tempo pode atrasar a recuperação de rede e ainda trazer mais problemas.

Anúncios