Guilherme Cássio/Arquivo

O nível do Rio do Sinos em São Leopoldo nas últimas horas atingiu praticamente a cota de alerta, consequência da chuva volumosa do ciclone da última semana na bacia e das precipitações registradas ontem.

A MetSul Meteorologia adverte que o Vale do Sinos e as cidades da Grande Porto Alegre cortadas pelo Sinos enfrentarão enchente que pode ser de médio a grande porte, espacialmente no final desta semana e no começo da próxima com a chegada do grande volume de água das nascentes.

Jornal VS/Reprodução

Um novo ciclone extratropical atingirá o Rio Grande do Sul entre amanhã e quarta. Modelos mostram que os acumulados de chuva em grande parte da Metade Norte devem ficar entre 100 e 150 mm entre amanhã e quarta com possibilidade de marcas acima de 150 mm em algumas localidades. 


Entre as áreas que devem ter chuva muito volumosa estão a Serra e o Litoral Norte, regiões de nascente do Rio dos Sinos e seus contribuintes Rio Paranhana e Arroio Caraá. Além disso, vai chover muito também no Vale e na Grande Porto Alegre, agravando ainda mais a cheia.