A MetSul Meteorologia alerta para um novo episódio de tempo severo no Rio Grande do Sul que terá seu ápice entre a tarde e a noite desta quarta e a manhã da quinta-feira. O mau tempo, inicialmente, é mais localizado e resultado de ar muito quente e instável. Na sequência, a chuva será mais generalizada e os temporais decorrerão de uma frente fria. Áreas de instabilidade com muitos raios atingiram partes do Uruguai (foto) nas últimas horas e no Centro da Argentina houve queda de granizo.
No começo da noite desta terça-feira, algumas destas áreas de instabilidade alcançavam a fronteira gaúcha com o Uruguai e houve queda de granizo entre Dom Pedrito e Bagé. Essa instabilidade se originou a partir do ingresso de ar bastante quente que elevou a temperatura a 33,5ºC durante a tarde em Porto Alegre. Nesta noite, o tempo segue sujeito a temporais isolados no Oeste e no Sul do Rio Grande do Sul.
Advertimos que as condições começam a se deteriorar muito nesta quarta-feira no Centro da Argentina, Uruguai e o Rio Grande do Sul. Uma frente fria intensa avança hoje pela Argentina e o Uruguai, trazendo muitas tempestades pros dois países, inclusive em Buenos Aires e em Montevidéu, com probabilidade de estragos em alguns pontos. Esse sistema frontal já pode alcançar o Extremo Oeste gaúcho no fim do dia. Antes, contudo, o Rio Grande do Sul já deve ter chuva e temporais.
Massa de ar muito quente e instável cobre o Rio Grande do Sul nesta quarta-feira. O sol aparece com nuvens na maioria das regiões, mas a nebulosidade aumenta. Chove desde cedo em pontos do Oeste e do Sul, mas no decorrer do dia a instabilidade avançará pelo território gaúcho com chuva e temporais. Como estará muito quente há risco de alguns temporais isoladamente fortes ou intensos de chuva torrencial de curta duração, vento e granizo. A instabilidade não deve afetar todos os municípios, já que a chuva será irregular. Áreas mais ao Norte e ao Nordeste do Estado têm menor probabilidade de chuva nesta quarta. Será uma jornada de temperatura alta e com significativa sensação de abafamento. Na Grande Porto Alegre, máximas ao redor de 35ºC.
Na quinta-feira, a frente fria que castiga a Argentina e o Uruguai nesta quarta vai avançar pelo território gaúcho com chuva, raios e temporais. Preocupa o risco de tempestades isoladamente fortes a severas no Estado com potencial de vendavais e granizo médio grande, o que pode provocar danos em algumas localidades. A maioria dos dados projeta essa frente se deslocando com grande atividade pelo território gaúcho entre a madrugada e amanhã da quinta-feira. Porto Alegre e região metropolitana estão na área de risco. Na sexta, o tempo deve apresentar melhoria antes de a chuva retornar no sábado por conta de uma nova frente fria que precederá uma massa de ar frio mais forte.