Anúncios

Marnes Hoff

O Rio Grande do Sul, assolado por temporais entre o final da sexta-feira e o domingo, voltará a ter condições favoráveis para temporais isolados nesta quarta-feira. É o que alerta a MetSul Meteorologia.

Áreas de tempestades devem se formar nesta quarta no Paraguai, no Norte da Argentina e no decorrer do dia também no Rio Grande do Sul com a presença de ar tropical quente e úmido.


A MetSul enfatiza que o cenário para esta quarta é distinto do registrado no final de semana, quando vento e granizo trouxeram estragos em diversas regiões gaúchas e em diversos municípios. 

Nesta quarta, o risco de temporais será mais localizado e em menor número de áreas. O risco maior, conforme a maioria dos modelos numéricos, é do Centro para o Norte gaúcho, em particular numa área que vai do Centro do Estado até os vales e a região metropolitana e parte da Serra Gaúcha na segunda metade do dia.

O mapa acima mostra a projeção de instabilidade do modelo WRF da MetSul para a tarde desta quarta-feira, mas é provável que áreas não indicadas no mapa também tenham chuva e temporais isolados. 

Nuvens carregadas isoladas podem trazer vento forte e queda de granizo, além de chuva forte a intensa de curta duração com raios.


A chuva, no geral, será muito mal distribuída no território gaúcho nesta quarta e em muitas cidades vai chover pouco ou sequer chover. Isoladamente, contudo, podem ocorrer aguaceiros com altos acumulados de precipitação em curto período na segunda metade do dia.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Anúncios