O Rio Grande do Sul, assolado por temporais entre o final da sexta-feira e o domingo, voltará a ter condições favoráveis para temporais isolados nesta quarta-feira. É o que alerta a MetSul Meteorologia.
Áreas de tempestades devem se formar nesta quarta no Paraguai, no Norte da Argentina e no decorrer do dia também no Rio Grande do Sul com a presença de ar tropical quente e úmido.
A MetSul enfatiza que o cenário para esta quarta é distinto do registrado no final de semana, quando vento e granizo trouxeram estragos em diversas regiões gaúchas e em diversos municípios.
Nesta quarta, o risco de temporais será mais localizado e em menor número de áreas. O risco maior, conforme a maioria dos modelos numéricos, é do Centro para o Norte gaúcho, em particular numa área que vai do Centro do Estado até os vales e a região metropolitana e parte da Serra Gaúcha na segunda metade do dia.
O mapa acima mostra a projeção de instabilidade do modelo WRF da MetSul para a tarde desta quarta-feira, mas é provável que áreas não indicadas no mapa também tenham chuva e temporais isolados.
Nuvens carregadas isoladas podem trazer vento forte e queda de granizo, além de chuva forte a intensa de curta duração com raios.
A chuva, no geral, será muito mal distribuída no território gaúcho nesta quarta e em muitas cidades vai chover pouco ou sequer chover. Isoladamente, contudo, podem ocorrer aguaceiros com altos acumulados de precipitação em curto período na segunda metade do dia.