Anúncios

Fabiano Gutierres

A MetSul Meteorologia adverte que o risco de temporais isolados retorna ao Rio Grande do Sul da tarde para a noite desta sexta-feira (11) e deve permanecer durante o fim de semana. As áreas de maior risco são o Oeste, o Centro e o Sul do Estado. Áreas de instabilidade devem se formar na segunda metade desta sexta e, como a atmosfera vai estar aquecida, podem se formar núcleos muito isolados de intensa instabilidade com potencial de trazer chuva forte, raios, granizo ou vento forte em setores localizados.

A alimentação de ar quente será expressiva com temperatura muito alta no Noroeste e no Norte do Estado, de 20ºC a 23ºC no nível de 850 hPa (1.500 metros de altitude), o que vai gerar condições propícias para convecção significativa entre a tarde e a noite de hoje em pontos isolados. Há risco na região metropolitana de Porto Alegre, entretanto se ocorrer deve mais localizado que nos recentes eventos de instabilidade.


Com ar muito quente e mais seco atuando no Norte do Estado, durante o fim de semana a tendência é que a instabilidade siga mais concentrada no Oeste, no Centro e no Sul do território gaúcho. No geral, a chuva será intermitente com intervalos sem precipitação ou de aberturas. E qualquer ocorrência de tempo severo por granizo ou vento forte tende a ser mais isolada. Não se desenha uma situação, assim, de temporais generalizados e sim de ocorrência pontuais e localizadas, em que não é possível determinar exatamente qual ponto pode ser atingido (exceto a região de risco).

Por conta do ar mais quente no Norte do Estado, pouco ou nada deve chover na maioria das cidades do Noroeste e do Norte gaúcho. Como se vê na projeção de chuva acima da modelo WRF da MetSul, disponível na seção de mapas, os maiores acumulados de precipitação são esperados no Sul gaúcho.

Anúncios