Anúncios

Condições muito propícias nesta noite para tempo severo na Metade Norte gaúcha, particularmente no Noroeste e no Norte do Rio Grande do Sul. Alguns temporais isoladamente podem ser fortes a severos com potencial de granizo, inclusive de médio a grande tamanho, e vendavais isolados que não se descarta possam ser intensos e com potencial de danos. Nosso modelo WRF está projetando valores de refletividade na simulação de radar que são muito altos para pontos destas regiões e condizentes com tempestades severas localizadas.


O perfil termodinâmico da atmosfera com ingresso de ar quente a partir do Noroeste  e padrão divergente de vento agrava o risco de tempo severo nesta noite no Noroeste e no Norte gaúcho, além do Oeste e o Meio-Oeste de Santa Catarina. Uma corrente de jato em baixos níveis (corredor de vento com ar quente a cerca de 1500 metros de altitude) atuará nestas zonas, determinando condições muito propícias a tempestades localmente fortes a severas. 


Entre a madrugada e a manhã da terça, a linha de tempestades traz tempo severo para Santa Catarina com chuva localmente forte a torrencial e risco de granizo e vendavais, alguns fortes. Ao longo da terça, os temporais alcançam também o Paraná. (Com foto de capa de Sandro Müller) 

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

 

Anúncios