Um forte temporal atingiu o estado do Rio de Janeiro neste sábado (21) e provocou alagamentos, enxurradas e uma série de transtornos, principalmente em municípios da Baixada Fluminense.

Ruas de Nova Iguaçu viraram rios | REDES SOCIAIS
A chuva intensa também afetou a capital, a Região Serrana e a Costa Verde, mobilizando equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros. Na Baixada, o município de Nova Iguaçu concentrou os maiores impactos.
O volume de chuva chegou a 89 milímetros em apenas uma hora, segundo dados oficiais. Entre o fim da tarde e o início da noite, a precipitação foi tão intensa que ruas se transformaram em rios. A cidade entrou em nível 5 de alerta, numa escala que vai até 6, e a prefeitura instalou um gabinete de crise para coordenar as ações emergenciais.
Houve registro de alagamento no Hospital da Posse, além de água caindo do teto em um shopping. Em outra área comercial, a pedreira próxima ao estacionamento virou uma cascata com a força da enxurrada.
Em Duque de Caxias, a Defesa Civil emitiu alerta de risco severo de inundação e orientou moradores a evitarem áreas próximas a rios. O município entrou em estágio de atenção no fim da tarde. Em Xerém, ruas e terrenos ficaram alagados, e moradores precisaram erguer móveis para evitar prejuízos.
Também houve registros de alagamentos em São João de Meriti, Belford Roxo e Mesquita. Em Belford Roxo, o acumulado chegou a cerca de 139 milímetros em 12 horas, deixando ruas inundadas e moradores ilhados. Na capital fluminense, a prefeitura informou a formação de bolsões d’água em diferentes bairros das zonas Norte, Oeste e no Centro. A cidade permanece em estágio 2 de atenção desde sexta-feira.
A MetSul Meteorologia alerta que o estado do Rio de Janeiro, incluindo a capital e a Baixada Fluminense, seguem sob risco de chuva por vezes localmente forte a intensa com elevados acumulados neste domingo, podendo provocar mais transtornos e danos em algumas comunidades.
No começo da semana, a tendência é de a instabilidade diminuir, entretanto entre os dias 25 e 28 de fevereiro a chuva pode voltar a cair com maior frequência e ser muito forte a intensa com transtornos na cidade do Rio de Janeiro e outros municípios da região metropolitana e do estado.
