Anúncios

Chegou agosto, mês dos extremos, e só nas primeiras 48 horas teremos calor, ventania, chuva com raios, risco de temporais isolados, frio e talvez até neve. 

Ar polar avança sobre massa de ar quente no Sul do Brasil entre hoje e amanhã

A MetSul alerta que uma potente frente fria avança pelo Rio Grande do Sul no decorrer do dia e atinge quase todo o Estado até o final desta quinta. Em áreas mais ao Norte e o Nordeste do Estado vai chegar nas primeiras horas da sexta. 


Esse sistema frontal trará uma mudança radical. Antes da sua chegada, diversas regiões devem ter temperatura muito alta com vento Norte trazido por corrente de jato de baixos níveis. 

O vento do quadrante Norte será moderado a forte em diversas localidades, mas deve ser especialmente mais intenso na área de Santa Maria que pode ter 80 a 90 km/h com calor na madrugada e manhã de hoje. Com isso, há risco na região da cidade e também nos vales de falta de energia e queda de árvores. 

Rajadas de vento Norte quente e seco antes da chegada da frente fria

Poucas horas antes da frente, hoje à tarde, cidades dos vales e da Grande Porto Alegre podem ter máximas perto e acima de 30ºC. Quente também na Metade Norte. Com a chegada da frente, vem a chuva que será localmente forte e com risco de temporais isolados de vento forte e granizo, além de raios. E aí a temperatura afunda. O resfriamento será muito acentuado e brusco. Exceção de pontos mais ao Nordeste e o Norte do Estado, grande parte do território gaúcho terminará o dia frio. Cidades que à tarde tiveram máximas próximas ou acima dos 30ºC, à noite, logo poucas horas depois, terminarão esta quinta com 12ºC ou 13ºC. E o vento deixará a sensação térmica menor. 

Temperatura às 15h de hoje

Temperatura às 21h de hoje

Temperatura às 9h de sexta-feira

Amanhã, um dia invernal. Várias cidades da Serra e dos Aparados terão marcas abaixo de 5ºC na maior parte do dia com a chuva, mas até a noite o tempo melhora na maioria das regiões. No Oeste e no Sul, o tempo já abre mais cedo amanhã com sol. 

A interação entre ar frio e instabilidade não permite se descartar a possibilidade de neve ou chuva congelada nas partes mais altas dos Aparados (região de Ausentes), Planalto Sul e Meio-Oeste em Santa Catarina e talvez até em pontos do Paraná. A chance maior de neve, e mesmo assim média, é em cotas acima de 1200 m na região de Ausentes e no Planalto Sul Catarinense. 

No fim de semana, sol no Estado com madrugadas gélidas que terão mínimas perto de 0ºC ou negativas na maior parte dos municípios, o que favorecerá geada ampla e forte em diversas localidades.


Geada no sábado

Geada no domingo

Em Santa Catarina e no Paraná, a frente avança durante a sexta-feira com chuva e temporais isolados. A queda da temperatura será acentuada principalmente da tarde para a noite.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

 

Anúncios