Anúncios

Profundo e intenso ciclone extratropical de 975 hPa sobre o Oceano Atlântico, a Sudeste do Rio Grande do Sul e a Leste do Uruguai, determina as condições do tempo hoje.

Saiba o que esperar do ciclone, ponto por ponto e detalhadamente, nesta quarta-feira a partir da análise da MetSul. 

Anúncios

◾️ Vento moderado a forte (40 km/h a 80 km/h) em todo o Rio Grande do Sul. Rajadas intensas (80 km/h a 100 km/h) no Sul e no Leste gaúcho, incluindo Porto Alegre. Rajadas muito intensas (100 km/h a 120 km/h) no Litoral Norte, Aparados da Serra, e região da Lagoa dos Patos e entorno. Rajadas ocasionalmente superiores em alguns pontos destas regiões podendo atingir 130 km/h ou mais.

◾️Rajadas de vento de 80 km/h a 100 km/h, isoladamente superiores, em Porto Alegre. Efeito de afunilamento pelas construções e topografia tendem a acelerar o vento em pontos da cidade com rajadas superiores. Cidades próximas da Capital como Guaíba, Eldorado do Sul, Viamão, Alvorada, Gravataí e Cachoeirinha também são duramente impactadas. Vale do Sinos pelo relevo local tem menor impacto de ciclones.

◾️Transtornos pela intensa ventania como queda de árvores, postes, destelhamentos e colapso de estruturas. Como choveu muito e o solo está saturado e instável, com o vento intenso, o risco de queda de árvores aumenta enormemente e o número de ocorrência de queda de árvores hoje em Porto Alegre deve ser altíssimo. 

◾️ Pico de intensidade do vento na maioria das áreas do Rio Grande do Sul deve ser na madrugada (mais ao Sul gaúcho) e nas demais localidades no final da madrugada e de manhã, cedendo o vento gradualmente da tarde pra noite a despeito de rajadas esporádicas.

◾️Impacto do vento hoje no serviço de energia no Rio Grande do Sul será significativo. Potencialmente um dos raros eventos com centenas de milhares de clientes sem luz no Estado (milhões de pessoas). Como vento afetará mais o Sul e o Leste, CEEE-D será concessionária mais afetada.

◾️Ingresso de ar polar com acentuada queda da temperatura e sensação térmica baixa devido ao vento.

◾️Muito pequena possibilidade de neve nos Campos de Cima no Planalto Sul Catarinense.

◾️Nebulosidade variável com aberturas de sol e períodos de nublado a encoberto. Chove em diferentes pontos, mas, sobretudo, no Sul e na Metade Leste pela circulação ciclônica, até isoladamente forte. Porto Alegre terá instabilidade com chuva e garoa intercalada com momentos de melhoria até com sol. Alternância de sol e chuva, propicia para arco-íris, é comum em circulação ciclônica. Oeste, Noroeste e parte do Norte pela infiltração de ar seco do ciclone terão predomínio do sol com nuvens. 

◾️Forte agitação marítima no Litoral do Rio Grande do Sul com elevação da maré e ressaca que pode ser forte. Suspensão das atividades do Porto de Rio Grande devido ao vento.

◾️Vento muito intenso no decorrer do dia no Sul e no Leste Catarinense assim como no Planalto Sul com rajadas acima de 100 km/h e em alguns pontos da costa de 110 km/h a 130 km/h. Florianópolis está na área de alerta de vento ciclônico muito intenso.

◾️Não se espera intensa ventania no Paraná, exceto em pontos do litoral que podem ter fortes rajadas.

◾️ Devido ao ar frio, as condições são radicalmente distintas de ontem e não há previsão de temporais no Sul do Brasil. 

Anúncios