A MetSul Meteorologia reforça o alerta sobre a ocorrência de temporais, alguns fortes a severos, na tarde e noite de hoje (15), com o avanço de uma frente fria pelo Rio Grande do Sul. O maior risco é a ocorrência de vendavais que localmente podem ser severos e com danos.

Porto Alegre tem alto risco de temporal mais tarde nesta segunda-feira | TOMAS ADAMSKI/ARQUIVO
O tempo já começou a mudar na manhã de hoje na Metade Oeste com chuva, raios e vendavais. Estação meteorológica em Rosário do Sul indicou rajada de 85 km/h. Área de instabilidade pré-frontal causou chuva forte isolada na região de Santa Vitória do Palmar, no extremo Sul gaúcho.
No decorrer da tarde e noite de hoje, a instabilidade avança de Oeste para Leste no Rio Grande do Sul com chuva, que em alguns pontos pode ser forte, e muito elevado risco de temporais de granizo e, especialmente, de vento.
A chegada da frente na segunda metade desta segunda vai coincidir com as horas mais quentes do dia em numerosas cidades gaúchas com temperaturas até acima de 35ºC, o que vai potencializar a formação de células de tempestade, algumas intensas, e o perigo de vendavais.
Há possibilidade de formação de algumas supercélulas, acompanhando uma linha de instabilidade com frente de rajadas. Trata-se de condição particularmente perigosa para vento com probabilidade alta de vendavais, localmente fortes a intensos, e ainda propícia a alguns fenômenos severos isolados de vento.
A MetSul adverte para o risco de temporais com rajadas de vento de 70 m/h a 100 km/h em muitas cidades gaúchas na segunda metade desta segunda-feira, porém em alguns locais é provável que o vento passe de 100 km/h e não se afasta o risco de que isoladamente algumas tempestades possam ser muito severas com vento até acima de 120 km/h.
Assim, em diferentes pontos há alto risco de extensos danos como queda de árvores, postes, colapsos estruturais e grande impacto na rede elétrica com falta de luz.
A frente fria não vai trazer vendavais em todas as cidades, mas o risco de que ocorram é maior na tarde e noite de hoje no Centro, Noroeste, Médio e Alto Uruguai, Planalto Médio, Vales, Região Carbonífera, Lagoa dos Patos e entorno, Porto Alegre, Região Metropolitana, Serra e Litoral Norte.
Em Porto Alegre e região metropolitana, a MetSul Meteorologia estima a virada do tempo do meio para o final da tarde, com possibilidade de temporal. Vai chover, e não se descarta chuva forte de curta duração, mas o maior risco é vento, que pode vir com rajadas fortes a localmente intensas (vendaval) na região por conta da temperatura muito alta que vai estar ao redor dos 35ºC na área metropolitana.
Dados indicam não indicam volumes de chuva muito altos, mas em diferentes locais há possibilidade de chuva forte a intensa de curta duração na chegada dos temporais. Em alguns pontos isolados, não se afasta que em curto período (três a seis horas) possa ocorrer chuva localizada de 50 mm a 100 mm.
